Miko Adventures Puffball é um game que trás visual e jogabilidade parecidas com jogos como Super Mario Bros. e Jazz Jackrabbit, com uma história diferente e cenários super fofos e coloridos que encantam e entretém o jogador. Cada fase carrega dificuldades diferentes e a forma com que o personagem principal, Miko, tem que lidar com os inimigos diferem de uma etapa para outra.

O game será lançado no final deste ano, após dois anos sendo desenvolvido pelo estúdio independente Coriander Games, que tem sede oficial no Egito, e busca sempre levar boas experiências para quem é amante de jogos e promete entregar desafios únicos com seus títulos. Estará disponível para PC e será encontrado no Steam. Confira o review completo.

História

O game está ambientado no mundo de Puffball, onde conhecemos um guaxinim chamado Miko, que se perde ao entrar em um portal, enquanto explorava a floresta. O portal leva Miko a outra dimensão repleta de desafios e perigos iminentes, e você terá que cumprir o desafio de levá-lo de volta para casa.

Além de muito curioso, Miko é um guaxinim muito esperto que busca sempre novos conhecimentos e oportunidades para descobrir desafios, mesmo que isto custe sua segurança. O personagem não pensa duas vezes antes de entrar no próximo portal.

Um tema um quanto simples, levando em consideração que mais detalhes poderiam ter sido abordados durante o início do jogo, quando em alguns frames é mostrada a história do guaxinim, talvez mais personagens como um amigo ou familiar daria mais profundidade a Miko, quando se tem um personagem solo, às vezes é importante criar algum ponto de identificação interpessoal, ou mesmo aprofundar um objetivo único aparente, como no caso de Miko, seu objetivo é voltar para a floresta. Mas é possível que até quem está jogando esqueça, já que o próprio protagonista parece se divertir o tempo todo e não aparentar urgência em sair do mundo desconhecido e perigoso.

Isto torna o jogo menos interessante? Não, mas é uma ideia que pode ser levada em consideração para novos jogos do gênero que desejem criar certa profundidade mesmo em jogos com temáticas simples, tornando o intuito do game mais profundo, fazendo com que a vontade de “zerar o jogo ainda hoje” seja maior.

Primeiras impressões e jogabilidade

Com aparência agradável e bem desenhada, já na tela de fases é possível perceber certa semelhança visual com outros jogos em que se tem fases a serem desbravadas como Mario Bros, porém o estilo lembra muito o game mobile “Candy Crush”, com muitas cores e um caminho crescente entre os próximos desafios.

Um grande ponto a se destacar no game são as cores em tons pastéis que dão um toque mais moderno e atrativo tanto para crianças quanto para pessoas mais velhas com experiência em jogos do gênero, foi uma grande sacada trazer elementos chaves para conseguir cativar todos que se proporem a experimentar dar vida ao guaxinim Miko. As sobreposições em nuvens que escondem os números das novas fases criam expectativas, já que ao desbloquear um novo desafio, o jogador poderá observar pequenos spoilers sobre o novo mundo que irá conhecer como canudos de alcaçuz gigantes e cogumelos flexíveis.

Fonte: Aline Fernanda/Reprodução

Apesar de à primeira vista parecer infantil, o jogo entrega mapas grandes e detalhados, muitas vezes é necessário passar por um mesmo caminho até encontrar certo destino, que poderá estar escondido ou trancada, com chaves que deverão ser resgatadas do outro lado do mapa. Um aspecto marcante são os diferentes inimigos encontrados pelo caminho, cada um com habilidades características, que serão dificultadas progressivamente ao mesmo tempo em que Miko tenta achar chaves para escapar do mundo caótico em que se encontra e volte a habitar a floresta.

Fonte: Aline Fernanda/Reprodução

A cada fase o ambiente muda quase que completamente, mesmo que em todas elas o grande objetivo de Miko seja escapar pulando em um novo portal que encontra, o jogador é surpreendido com novos desafios ao se deparar com um mundo completamente distinto e ainda mais perigoso, apresentado monstrinhos com habilidades diferentes e complexas. É importante lembrar que o amistoso guaxinim tem a habilidade de “bola de fogo” que poderá ser usada durante o game, assim como o já conhecido “pulo duplo”, entre outros movimentos aprendidos durante a jogatina.

Miko também colherá durante a jornada, pedras preciosas, bônus espalhados pelo mapa e também uma quantidade pré-determinada de monstros que deverão ser abatidos para que se ganhe ao final de cada fase uma medalha. Então é sempre bom ficar atento em todos os detalhes para não esquecer nenhuma peça importante pelo caminho.

Fonte: Aline Fernanda/Reprodução

Gráficos

Um grande trunfo de Miko Adventures Puffball é combinar com grande harmonia a nostalgia. O jogador que tem saudades de jogos de quebra-cabeças e personagens cativantes ficarão tão satisfeitos quanto às novas gerações que buscam entretenimento e desafios.

O game é muito bem desenvolvido em relação à fluidez de detalhes gráficos, todos os movimentos são apresentados com naturalidade e com o visual cartunesco; quem joga tem a impressão de estar assistindo às aventuras de um personagem peralta em desenho animado. Não há telas de carregamento durante a passagem de um mundo ao outro, as mudanças de tela ocorrem de forma orgânica e o jogador não precisa se preocupar com a possibilidade de travamentos que possam ocorrer durante uma cena para outra.

Um fator importante é que o jogador que vá se aventurar no mundo de Puffball não precisará ter uma máquina tão potente, já que o game precisa de requisitos mínimos como Windows XP ou newer, 1GB de armazenamento, memória RAM com 512MB e processador de 1Ghz. Ou seja, precisa-se de pouco para várias horas de diversão.

Afinal Miko Adventures Puffball é bom?

Sim! O estúdio de desenvolvimento Coriander Games mostrou que tem muito a oferecer, desenvolveu um game em que o jogador sente o carinho com que foi desenvolvido. Khaled, fundador da empresa de desenvolvimento inclusive escreveu em seu site, a satisfação que teve em criar seu “jogo dos sonhos”, buscando o motor gráfico ideal para isso desde 2015, conseguindo concretizar e iniciar o desenvolvimento de seu jogo em 2019. E não decepcionou, visto que o game oferece muitos desafios e mapas extremamente satisfatórios que com certeza geram muitas horas de diversão não cansativa.

Fonte: Aline Fernanda/Reprodução

Apoiar desenvolvedoras independentes

Como a empresa Coriander Games é totalmente independente, é importante lembrar que ela conta com um site especialmente para que doações de pequenos valores sejam feitas mensalmente por qualquer pessoa que queira ajudar no crescimento da empresa, sendo que será oferecido como retorno desde 50% de desconto na compra de “Miko Adventures Puffball”, até ter seu nome escrito nos créditos. Para saber mais informações acesse o site clicando aqui.