Nesta sexta-feira (06/06/2024) estreou na Netflix o crossover de dois de seus animes mais populares. Baki Hanma x Kengan Ashura, é um episódio especial que homenageia as duas obras. Além de colocar finalmente as teorias dos fãs a prova e mostrar quais lutadores dos dois universos venceriam, caso se enfrentassem.

Agora, vamos à análise desse embate entre os monstros da Netflix.

Crossover, Baki Hanma x Kengan Ashura

Assim como você deve imaginar, não é de hoje que os crossovers acontecem. Afinal, se tem uma coisa em comum em todo o universo da cultura geek, são as teorias dos fãs. Eles teorizam sobre o futuro de suas obras favoritas, sobre quem os personagens irão enfrentar, com quem irão ficar no final, e o mais importante, quem venceria duelos entre personagens que nunca sonhariam em lutar um contra o outro.

E não vá pensando que a imaginação dos fãs se limita apenas a própria obra em questão. Pois é comum vermos na internet, teorias e mais teorias sobre quem venceria personagens como Goku e Superman. Dessa forma, não demorou muito para que os crossover, onde personagens de obras distintas se encontram começassem a acontecer.

Agora é a vez dos personagens do universo de Baki, encontrarem e enfrentarem os personagens de Kengan Ashura. E quem assumiu a responsabilidade de produzir esse especial foi a TMS Entertainment (Dr. Stone) e o diretor Toshiki Hirano (BAKI — O Campeão). Além disso, Baki Hanma x Kengan Ashura recebe dublagem em português brasileiro diretamente da Unidub, com nomes como Fernando Ferraz (Baki) e Léo Rabelo (Ohma), que acabou sendo substituído por Heitor Assali.

Destinados a se enfrentar

Capa do anime Baki Hanma x Kengan Ashura da Netflix
Imagem: Divulgação

O especial Baki Hanma x Kengan Ashura, apresenta os dois universos como frutos da mesma árvore. Os líderes das organizações por detrás dos torneios de ambas as obras são amigos de longa data, e de tempos em tempos organizam uma competição entre os lutadores Arena Subterrânea e os lutadores de Kengan.

Assim, a introdução do anime foca em introduzir os personagens de ambos os universos. Afinal, como ambas as obras têm lutadores o suficiente para se sustentarem sozinhas, sabemos que não veremos todos eles lutando aqui. Dessa forma o especial foca em apenas 3 lutadores de cada universo, porém não impede que outros personagens icônicos marquem presença,

Também é legal ver que, além dos líderes de cada organização, outros personagens já se conhecem. Como Doppo Orochi, que enfrentou o pai de Saw Paing no último encontro entre as organizações, ou os médicos, que estudaram juntos na faculdade. E assim que todos estão em seus devidos lugares, pronto para assistir às lutas, os combates finalmente começam.

Baki Hanma x Kengan Ashura, chaves das lutas.

Com apenas 1 hora de duração, o anime não tem o privilégio de ficar enrolando. Portanto, não demorar muito até a primeira luta começar.

A seguir, falaremos um pouco das lutas e teremos alguns spoillers, caso não queira ler essa parte, pode pular para a conclusão no último parágrafo da matéria.

Kaoru Hanayama x Saw Paing Yoroizuka

Na esquerda Saw Paing, de Kengan Ashura, e na direita, Hanayama, de Baki
Imagem: Reprodução

A luta de abertura é entre dois personagens muito populares nas obras. De um lado, o espirituoso e chamativo Saw Paing Yoroizuka, um experiente lutador de Lethwei, que treinou incessantemente para fortalecer todo seu corpo. Do outro, temos o silencioso e brutal Kaoru Hanayama, que dominou o submundo do Japão usando puramente a força.

Uma batalha de opostos, veremos muito isso por aqui, onde ambos darão tudo de si para vencer. No entanto, infelizmente, as lutas são bem rápidas, onde podemos ver apenas uma fração da força desses personagens. Ainda assim, sobrou espaço para apresentar um pouco cada um, e mostrar seus golpes assinaturas.

Jack Hammer x Raian Kure

Na imagem podemos ver Kure de Kengan Ashura na esquerda e Jack de Baki na direita.
Imagem: Reprodução

Agora é hora dos malvados brilharem. A segunda luta também é marcada por ideologias opostas. O gigante monstro da ciência, Jack Hammer, que de cirurgias a esteroides, usou de tudo para se fortalecer. Contra o ápice da genética hereditária, Raian Kure, que descende de uma clã milenar de assassinos.

A luta é ainda mais brutal que a primeira, com ambos os lutadores se despedaçando e partindo para uma luta até a morte. Por sorte, e graças a interrupção de Pickle, a luta acaba em um empasse, e apesar da vitória ter ficado com um dos lados, parece nenhum deles saio satisfeito com a luta.

Baki Hanma x Ohma Tokita

Baki Hanma, prestes a enfrentar Ohma Tokita
Imagem: Divulgação

Por fim, chegamos a luta dos dois protagonistas. Dessa vez, temos personagens extremamente parecidos, pois ambos amam lutar e sempre buscam um meio de ficarem mais fortes. A luta começa antes mesmo que Ohma perceba, e se desenvolve bem rápido também. Com uma explosão de técnicas de ambos os lados, estávamos a beira de um empate, até que “ele” aparece…

É claro que Baki não seria Baki sem a presença de Yujiro Hanma, que tal qual um garoto mimado, se empolga com as lutas e exige que o filho troque de lugar com ele. No entanto, ele é mesmo acaba sendo interrompido por outra presença ilustre, pois Kuroki Gensai também faz sua entrada. Contudo, por sua vez, ambos são interrompidos por Katahara e Mitsunari, que dizem que estavam planejando a luta deles para um outro momento.

E assim terminam as lutas de Baki Hanma x Kengan Ashura, com um empate geral e muitas promessas.

Conclusão

Mitsunari do anime Baki, apresentando as lutas das Arenas Subterrâneas
Imagem: Reprodução

Para ser sincero, apesar de querer algo mais, Baki Hanma x Kengan Ashura é exatamente aquilo que eu esperava. Algumas lutas, pouco história e muito fan service. Se fossemos apenas falar de animação e enredo, seria difícil recomendar o anime para vocês, porém, apoiado na paixão dos fãs, o episódio especial cumpre bem o seu papel.

Agora, se vale ou não a pena assistir? Creio que para aqueles que são fãs das duas obras e querem matar a saudades de seus personagens queridos, vale sim. Contudo, o anime não funciona tão bem para novos espectadores, já que os melhores momentos são as aparições de personagens icônicos para as sagas. Por outro lado, creio que o seu real valor está para aqueles que assistiram apenas uma das obras originais. Pois assistir esse episódio especial pode te incentivar a assistir um novo anime, enquanto relembra os bons momentos que teve com a obra da qual é fã.

Baki Hanma x Kengan Ashura está disponível com opções de dublagem ou legenda em português brasileiro na Netflix.

Baki

Capa do anime Baki Filho do Ogro, da Netflix.
Imagem: Divulgação

Sinopse: “Isso é apenas uma briga entre pai e filho”, é assim que Baki, o filho do Ogro, define sua história. Enquanto dedica sua vida a ficar forte o suficiente para enfrentar seu pai, o ser mais forte do muindo.

Assim um estudante do ensino médio entrará para a história das lutas clandestinas, enfrentando delinquentes, lutadores profissionais, mestres em artes marciais e até mesmo criminosos condenados, nas Arenas Subterrâneas.

Kengan Ashura

Capa do anime Kengan Ashura da Netflix
Imagem: Divulgação

Sinopse: Ohma Tokita entra num mundo oculto, em que disputas corporativas são resolvidas através de brutais lutas de gladiadores. Ele não quer dinheiro, somente lutar… e vencer.