O Festival Literário Internacional de Araxá (Fliaraxá) começa nessa quarta-feira, 19 de junho. A 12ª edição do festival traz o tema “Memória, Literatura e Diversidade”, e vai até o dia 23 de junho (domingo). A escritora Conceição Evaristo é a convidada de honra. Djamila Ribeiro e Bruna Lombardi são as escritoras homenageadas. O público poderá participar de várias atividades durante os cinco dias do evento. Do mesmo modo, vários livros estarão disponíveis para venda.

A programação conta com mais de cem escritores, entre eles convidados internacionais, assim como autores nacionais e de Minas Gerais. Também haverá uma programação destinada ao público infantojuvenil e apresentações musicais. O Prêmio de Redação e Desenho será outro momento importante, uma vez que vai premiar alunos entre 4 e 18 anos de escolas públicas e privadas. 

A entrada, assim como as atividades, são gratuitas. A organização do festival se preocupou em democratizar o acesso e dessa forma o espaço contará com diversas formas de acessibilidade para atender a todos os públicos. Estarão incluídas rampas de acesso, banheiros adaptados, locais adequados para pessoas com mobilidade reduzida.

Além disso, haverá um intérprete de libras e audiodescrição. O canal do YouTube vai transmitir todas as atividades do festival. O público pode encontrar mais informações no site oficial da Fliaraxá. A página no Instagram, também traz detalhes sobre o evento. De acordo com as informações oficiais, as redes sociais também estão adaptadas para pessoas com deficiência.

Prêmio de Redação e Desenho

O Prêmio de Redação e Desenho será inspirado na obra de Ziraldo. O cartunista que faleceu em abril desse ano é o patrono do festival. Os candidatos deverão se basear em qualquer livro ou personagem criado pelo cartunista e criar uma redação inédita. Os alunos escrevem as redações em sala de aula. Logo, as escolas são responsáveis pela seleção e envio. O prêmio conta com seis categorias (três de desenho e três de redação). Os 1º, 2º e 3° lugares de cada categoria, serão premiados.

Qualquer aluno entre 4 e 18 anos de escola pública ou privada pode participar. A novidade é que a Fliaraxá abriu uma nova categoria voltada para alunos PCDs (divididas por idade). Os alunos não-alfabetizados também podem participar nas categorias de desenho. O regulamento do prêmio e as regras de participação, estão descritas no site, na página destinada ao Prêmio de Redação.

Projeto “Pão e Poesia”

Crédito: Divulgação | Foto: Alexandre Borges

Uma das tradições do festival é o projeto “Pão e Poesia”. Todos os anos a Fliaraxá imprime trechos de obras dos autores homenageados em cada edição, em sacos de pão. 30 mil sacos de pão “literários”, já começaram a ser distribuídos em 25 padarias e estabelecimentos da cidade. O público não apenas se prepara para a chegada do festival, mas também conhecem o trabalho dos autores, ao acessarem as palavras ao comprar pães.

Trechos que farão parte do projeto Pão e Poesia da 12ª edição do Fliaraxá:

“Primeiro, eu tento. Se o vento não ventar, eu invento” – Ziraldo
“Amar é ser suave com as diferenças do outro” – Djamila Ribeiro (autora homenageada)
“Você pode me empurrar pro precipício, não me importo com isso. Eu adoro voar” – Bruna Lombardi (autora homenageada)