Ultraman é um dos heróis mais populares do Japão e hoje, 10 julho, comemora o dia deste personagem. E para não deixar passar batido esta data, vamos falar algumas curiosidades do lendário Ultraman.

10 de julho | O dia em que comemoramos o Ultraman Day
Imagem: Tsuburaya Productions

A franquia Ultraman completa 57 anos, neste ano, e até hoje continua sendo produzindo novas séries, e além disso, apresentando novos Ultraman para as novas gerações. Algumas das séries já foram exibidas no Brasil, criando assim uma enorme legião de fãs e adoradores do Ultraman.

A popularidade do personagem é tão grande que ele conseguiu um mangá e consequentemente, um anime transmitido pela Netflix. E em 2020, o Ultraman surge em seu primeiro quadrinho, na Marvel Comics, The Rise of Ultraman. Tanto o mangá, quanto os quadrinhos do Ultraman estão saindo no Brasil pela JBC e Panini, respectivamente.

10 de julho | O dia em que comemoramos o Ultraman Day
Imagem: Editora JBC e Editora Panini

Toda essa expansão do personagem começou quando Takayuki Tsukagoshi e Yoriko Aelvoet, assumiram cargos importantes na Tsuburaya Productions. Ambos trabalharam na Disney International Japan e depois contratados pela Tsuburaya, resolveram utilizar de seus conhecimentos, aprendidos na Disney, e colocá-los em prática nos atuais cargos. E assim, começou a ampliação e expansão da mitologia do Ultraman, começando a transmitir as séries mais atuais em seu canal do Youtube totalmente gratuitos e legendados. E ao mesmo tempo, reupando os episódios das antigas séries em uma qualidade melhor e também legendado. Tudo isso, acabou resultando em uma enorme difusão do material do Ultraman e num maior conhecimento do herói para as novas gerações.

Porque dia 10 de julho é o dia do Ultraman?

Imagem: Tsuburaya Productions

Bom, o dia 10 de julho acabou sendo escolhido como o Dia do Ultraman, pois este foi o dia que o herói surgiu pela primeira vez nas televisões japonesas. 10 de julho de 1966, o os palcos do teatro Suginami Koukaidou, em Tóquio, recebia uma atração um pouco incomum. Atores utilizando trajes laranjas chamativos, mas quem acompanhava pela TV viu em preto e branco, e sendo apresentados como a Kagaku Tokusoutai, ou como ficou conhecido no Brasil a Patrulha Científica. E sua missão era investigar e combater monstros gigantes e/ou alienígenas que ameaçassem o planeta Terra, claro que, naquela época, isso significava novidade.

Nesse momento nascia o heroico e lendário Ultraman. O público que lotou o auditório ficaram empolgados e cativados a saber mais e, uma semana depois, no dia 17 julho ia ao ar o primeiro episódio de Ultraman. Além disso, a série do Ultraman seria a segunda totalmente colorida, nas TVs japonesas. Magma Taishi, conhecido como Vingador do Espaço, do lendário mangaká Osamu Tezuka, que havia sido lançado dias antes foi a primeira. E a história vocês já sabem, Ultraman se tornou um sucesso inesperado e continua sendo até hoje.

Eiji Tsuburaya, o pai do Ultraman

10 de julho | O dia em que comemoramos o Ultraman Day
Imagem: Acervo histórico Tsuburaya Productions

Antes do Ultraman, antes do primeiro episódio ir ao ar em julho de 1966, temos que falar do grande mestre Eiji Tsuburaya, o pai do Ultraman e o mestre dos efeitos especiais. Eiji Tsuburaya nasceu no dia 07 de julho de 1901, em Sukagawa, e sob o nome de batismo Eiichi Tsumuraya. Sendo um famoso diretor japonês, especializando na área de efeitos especiais e responsável por diversos filmes de ficção científica, incluindo muitos filmes do Godzilla. Além disso, também é conhecido como o principal autor da séries Ultraman.

Eiji desde pequeno foi fascinado por aviação e modelismo, no colegial veio a se interessar por fotografia e aos 18 anos começou a trabalhar como assistente de filmagem na Nippon Katsudou Shashin Kabushiki-kaisha, em Kyoto, anos mais tarde ficou conhecida como Nikkatsu. Durante os anos de 1920, trabalhou nos estúdios estúdios ShochikuOgasawara Productions e Kinegasa Film Union como auxiliar de filmagens, uma espécie de “faz tudo“, depois promovido a cameraman.

Sempre sendo inovador, criativo e curioso, Eiji passou a fazer algumas sugestões de melhorias, nos processos de filmagens e edições de filmes, nos quais trabalhava. Tudo isso, com o intuito de equalizar ou aperfeiçoar o que estava em alta naquela época, que era o cinema norte- americano. Eiji Tsuburaya era fascinado pelo clássico filme do King Kong, de 1933. E durante os anos 1930, ele começou a desenvolver e lapidar seus conhecimentos com filmagens. Desenvolvendo experiências arrojadas, utilizando câmeras montadas em trilhos, iluminações especiais, sobreposições de imagens, fumaça para criar atmosferas específicas e diversas outras inovações.

10 de julho | O dia em que comemoramos o Ultraman Day
Imagem: Acervo histórico Toho

Em 1954, junto Ishiro Honda, Tsuburaya colaborou com o maior épico de kaiju, o Godzilla. O filme se tornou um sucesso nacional e internacional, ganhando mais de 12 longa-metragens, se tornando uma franquia de sucesso, ao longo de 60 anos, e um ícone cultural japonês. O talento de Eiji o tornou diretor de SFX na Toho, onde trabalhou com diversos filmes, sendo eles The H-Man (1958), Denso Ningen (1960), Mothra (1961), King Kong versus Godzilla (1962) e Matango (1963).

Ao final de sua vida Eiji Tsuburaya sai da Toho para fundar sua própria produtora, a Tsuburaya Produtions. Onde inciou com o projeto Ultra Q (1966) e depois Ultraman, que segue até hoje ganhando séries. Porém, Tsuburaya veio a falecer no dia 25 de janeiro de 1970, em Shizuoka, no Japão.

Eu quero ser um Ultraman

Durante o texto abordamos o motivo do dia de 10 de julho ser conhecido como o dia do Ultraman e quem foi seu criador, Eiji Tsuburaya. Agora, vamos falar algumas curiosidades sobre a série e o universo do Ultraman, que provavelmente algumas pessoas não conheciam. A primeira é a máscara do Ultraman, ou as máscaras, durantes o 39 episódios da série foram utilizadas 3 máscaras diferentes para o herói. Assim, durante os episódios 1 até o 13, a máscara tipo A era utilizada, possuía um formato mais oval e aparentava um rosto alienígena. A partir do episódio 14 até o 29, a máscara tipo B surgiu na série e abandonava um pouco o visual alien e tinha olhos mais arredondados. E por fim, do episódio 30 até o 39, a máscara tipo C aparece, sendo esse o “rosto” final do personagem e utilizado até hoje.

10 de julho | O dia em que comemoramos o Ultraman Day
Imagem: Tsuburaya Productions

O monstro do 10º episódio, da primeira série Ultraman, Jirass, utiliza a antiga roupa do Godzilla, a mesma do filme de 1954. Dizem que Eiji permaneceu com a roupa, mesmo depois de sair da Toho. A diferença de Jirass para o Godzilla é a barbatana, que posteriormente arrancada pelo Ultraman.

10 de julho | O dia em que comemoramos o Ultraman Day
Imagem: Tsuburaya Productions

O segundo Ultraman da franquia não é o Ultraseven, mas sim o Zoffy. O personagem surge no último episódio da primeira série, resgatando o Ultraman do monstro alien Zetton. Alguma informações, apontam que Eiji Tsuburaya queria fazer uma série com o personagem, mas nunca conseguiu realizar tal projeto. Zoffy é um importante membro da família Ultra, sempre aparecendo para auxiliar seus irmãos e irmãs que estão em perigo.

10 de julho | O dia em que comemoramos o Ultraman Day
Imagem: Tsuburaya Productions

Ultraseven, a segunda série Ultraman, tem esse nome por causa que o Ultraseven se tonou um membro honorário do Esquadrão Ultra, sendo o sétimo membro, por isso o nome Ultraseven. Essa sequência também é da autoria de Eiji Tsuburaya, se tornando uma das grandes séries de fantasias, produzidas no Japão. A popularidade do personagem foi tanta, que ele veio a ter participações em quase todas as séries da franquia Ultra. E assim, possuindo mais exposição que o Ultraman original.

10 de julho | O dia em que comemoramos o Ultraman Day
Imagem: Tsuburaya Productions

Além disso, Ultraseven acabou ficando conhecida como a última série Ultraman, após o falecimento de Eiji Tsuburaya. Muitos acreditavam que sem o criador, a franquia não continuaria. Mas, em 1971, estreia Kaettekita Urutoraman, ou como ficou conhecida aqui no Brasil, O Regresso de Ultraman.

10 de julho | O dia em que comemoramos o Ultraman Day
Imagem: Tsuburaya Productions

A série ficou conhecida como o primeiro projeto de Hajime Tsuburaya, o filho de Eiji Tsuburaya, e por ser uma das mais eletrizantes da franquia. E também serviu como uma homenagem ao seu pai, já que em diversos momentos podemos perceber o quanto Eiji influenciou o seu filho nesse ramo. Outra curiosidade, o Ultraman Jack não era chamado assim na série, essa reformulação veio anos depois da série ser exibida, em 1984. Tudo isso, porque, o confundiam com o primeiro Ultraman.

10 de julho | O dia em que comemoramos o Ultraman Day
Imagem: Tsuburaya Productions

Em 2021, Ultraman ganhou um filme comemorativo de 55 anos, Shin Ultraman. O filme dirigido por Hideaki Anno e faz parte do Shin Universe, criado pelo diretor. O filme se propõe a abordar uma história, na qual, o que aconteceria se o Ultraman existisse em nosso mundo. Sendo assim, um enorme sucesso pela crítica especializada e com isso, sendo uma excelente opção de filme do personagem.

Um herói além da ficção

10 de julho | O dia em que comemoramos o Ultraman Day
Imagem: Tsuburaya Productions

O Ultraman além de ser um herói nas telas, também tenta salvar o planeta fora das telas. Em 2011, a Tsuburaya Pro e algumas empresas associadas, fundaram o grupo conhecido como “Ultraman Family Foundation“, na tradução ficaria como “Fundação da Família Ultraman”. Na qual, ajudam pessoas carentes e necessitadas, que sofreram perdas em desastres naturais, crianças e outros necessitados.

Segundo as informações, disponibilizadas pela fundação, cada funcionário e colaborador possui a missão de trazer os sorrisos e alegria das crianças. E isso deve acontecer o mais rápido possível e assim, colocá-las no caminho que as levem a um futuro brilhante. Basicamente, replicando as mensagens que são e continuam sendo passadas pelos heróis Ultras, ao longo de todos estes anos.

10 de julho | O dia em que comemoramos o Ultraman Day
Imagem: Ultraman Family Foundation

Um dos trabalhos mais importantes da fundação, foi o auxílio aos afetados pelo tsunami no ano de 2011. Tal catástrofe destruiu boa parte do Japão, e desde então seguem colaborando com todos que sofreram e estiveram envolvidos em desastres menores.

Os heróis Ultras, principalmente o original mais um herói atual, gravam mensagens de apoio e encorajamento para crianças em hospitais. Para que elas continuem a lutar contras as doenças, que os afligem, e para as inspirá-las a não desistir. Além disso, os heróis realizam visitas aos hospitais, para alegrar os pacientes e dando a eles mensagens positivas. Também, realizam estas visitas em creches e escolas para apresentações motivacionais e educacionais.

E claro, se quiser conhecer mais sobre a fundação basta ir no site abaixo:

ultraman-kikin.jp

10 de julho | O dia em que comemoramos o Ultraman Day
Imagem: Ultraman Family Foundation

Por fim, se quiser saber mais notícias sobre o mundo Tokusatsu, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram. E além disso estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews).