Que o cinema abre portas para as mais diversas experiências, isso não é novidade. A partir dos filmes, o cinema abre novos horizontes surgem as mais diversas histórias. Contudo, em meio a tantas, há aquelas obras que todo mundo deve assistir ao menos uma vez, seja pelo seu valor ou então pela qualidade de sua trama. Dito isso, vamos conferir 10 grandes filmes do cinema que todo mundo deve assistir ao menos uma vez na vida antes de morrer!

Moulin Rouge – Amor em Vermelho

Moulin Rouge - amor em vermelho filme
Imagem: Reprodução

Um espetáculo com todas as luzes e cores da vida boêmia. Nicole Kidman e Ewan McGregor dividem os palcos do cinema num filme musical com uma história de amor inesquecível. O longa chegou a concorrer a prêmios e ganhou dois Oscars: de Melhor Figurino e de Melhor Direção de Arte.

Dessa forma, Moulin Rouge – Amor em Vermelho traz arte com suas cores mais vivas, ao mesmo tempo em que traz os tons frios da tragédia em si. A direção de Baz Luhrmann consegue dar mais vida as cenas do filme, ao mesmo tempo em que cria um espetáculo burlesco, com fortes músicas interpretadas com muita emoção. Ainda, também temos o trabalho com temáticas ambivalentes que se chocam, elevando assim a qualidade do filme, como a inocência e o vulgar ou o amor e a tragédia, por exemplo.

Sinopse: O idealista e inocente poeta Christian (Ewan McGregor) se vê seduzido pelo fantástico e obscuro submundo de uma boate parisiense, a Moulin Rouge. Neste glamoroso refúgio do sexo, drogas e farra, ele acaba se apaixonando por Satin (Nicole Kidman), a estrela da casa.

Você pode assistir Moulin Rouge – Amor em Vermelho na Star+.

O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefão filme
Imagem: Reprodução

A famosa saga da família Corleone garantiu todo o reconhecimento e aplausos ao seu diretor Francis Ford Coppola, Al Pacino e Marlon Brando. A trilogia baseada no livro de mesmo nome traz a caminhada de Michael Corleone a se tornar o chefe de uma das maiores famílias mafiosas dos EUA.

Durante sua trajetória, o telespectador se depara com uma trama inteligente e bem construída. A história também trouxe personagens tão marcantes que se tornaram nomes e ícone reconhecíveis até mesmo a quem nunca assistiu o longa. Afinal, quem não conhece a figura do clássico Don Corleone, por Marlon Brando.

Como já dito, a trama segue um andar inteligente, trazendo elementos de época, sendo construída na sutileza do próprio diálogo, de modo a trabalhar com figuras de linguagem e simbolismos, os quais alimentam ainda mais a excelência da obra. Por fim, vale lembrar que o primeiro filme garantiu dois Oscars: o de Melhor Ator, para Marlon Brando, e o de Melhor Roteiro Adaptado.

Sinopse: Uma família mafiosa luta para estabelecer sua supremacia nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. Uma tentativa de assassinato deixa o chefão Vito Corleone incapacitado e força os filhos Michael e Sonny a assumir os negócios.

A trilogia de O Poderoso Chefão está disponível na Star+.

De Volta para o Futuro

de volta para o futuro previsoes
Imagem: Reprodução

Em meio aos anos 80, Robert Zemeckis apostou no humor e na ficção científica com De Volta para o Futuro, estrelado pela dupla Michael J. Fox e Christopher Lloyd. O filme revolucionou o cinema com a ideia de ficção científica na época, trazendo uma temática que viria a fazer sucesso até na atualidade: a viagem no tempo.

A história de viajantes no tempo traz uma narrativa única, com um desenvolvimento em que cada peça se encaixa perfeitamente. Além disso, o humor sutil enriquece ainda a experiência desta trama científica. Bom, para se ter uma noção da grandiosidade de De Volta para o Futuro, o filme está na lista de filmes “mais perfeitos” do grande diretor e cineasta Quentin Tarantino.

Sinopse: O adolescente Marty McFly é transportado para 1955 quando uma experiência do excêntrico cientista Doc Brown dá errado. Ele viaja pelo tempo em um carro modificado e acaba conhecendo seus pais ainda jovens. O problema é que Marty pode deixar de existir porque ele interferiu na rotina dos pais, que correm o risco de não se apaixonar mais. Para complicar ainda mais a situação, Marty precisa voltar para casa a tempo de salvar o cientista.

Vale lembrar que De Volta para o Futuro está disponível na Star+.

A Lista de Schindler

Com a direção de Steven Spielberg e roteiro por Steven Zaillian, A Lista de Schindler traz uma narrativa profunda em meio a um contexto denso. Além disso, o longa também se destaca pela camadas e camadas que remontam um momento histórico sensível, seja o físico quanto o emocional. Em simultâneo, ainda há o uso de técnicas marcantes para o cinema, como uma fotografia puxada para o monocromático, mas que ainda evidencia certos tons mais fortes.

Em outras palavras, A Lista de Schindler é a prova de que o cinema é a própria sétima arte em si, trazendo uma obra que se desenvolve pela ousadia e criatividade. Com mais de 3 horas de duração, o longa está disponível no Telecine.

Sinopse: A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, “armador”, simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

A Vida é Bela

a vida é bela
Imagem: Reprodução

Ainda no contexto da Segunda Guerra Mundial, A Vida É Bela traz beleza numa trama que se passa em tempos de terror e tensão. Estrelado e dirigido por Roberto Benigni, o longa italiano chegou a concorrer a diversas categorias do Oscar, chegando inclusive a levar dois para casa: o de Melhor Ator, para Roberto Bengini, e de Melhor Longa-Metragem Internacional.

A narrativa e a relação dos personagens, juntamente com toda a montagem de cenas, o humor em meio a tensão, com a ousadia de desafiar o medo, torna o filme em si numa verdadeira e bela obra.

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele precisa usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência ao redor.

2001: Uma Odisseia no Espaço

2001 uma odisseia no espaço filme
Imagem: Reprodução

Na história do cinema, Stanley Kubrick é um dos nomes que se destacam como grandes cineasta do mundo. Diretor de filmes famosos e grandiosos, como O Iluminado e Laranja Mecânica, Kubrick sempre mostrou em seu trabalho uma perspectiva única quanto a criatividade em usar elementos e técnicas para narrar sua história.

Em 2001: Uma Odisseia no Espaço não é diferente. Aliás, é sim: é o auge do seu trabalho. O filme usa diversas técnicas, umas simples e outras complexas, tais como figuras de linguagem e simbolismo ao longo de sua montagem. Ainda, para se construir, o filme usa até mesmo os quadros da fotografia para trazer emoções mais densas a cenas, ou então o próprio silêncio por si só como uma peça chave para o longa-metragem.

Além da parte técnica, o longa também se destaca pela sua temática e construção narrativa. Focando não somente na presente história, mas também na própria evolução humana, a partir das ferramentas que levaram o homem a sobreviver nos primórdios de sua existência, a então navegar pelo espaço. Tudo isso sendo trabalhado na sutileza em cenas arrepiantes e memoráveis.

Sinopse: Uma estrutura imponente preta fornece uma conexão entre o passado e o futuro nesta adaptação enigmática de um conto reverenciado de ficção científica do autor Arthur C. Clarke. Quando o Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão, os chips de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem alucinante no espaço e no tempo.

O filme 2001: Uma Odisseia no Espaço está disponível para alugar na Amazon Prime Video.

Central do Brasil

cinema nacional filmes
Imagem: Reprodução

Conhecido por muitos como um dos injustiçados do Oscar, o longa brasileiro estrelado por Fernanda Montenegro, Central do Brasil, marca a história do cinema mundial e prova que o cinema brasileiro também faz filmes incríveis sim.

Com a direção de Walter Salles, a ternura acompanha essa história repleta de emoções profundas, ao mesmo tempo em que traz uma visão singular do Brasil em si. Além disso, em Central do Brasil, Fernanda Montenegro apresenta uma atuação autêntica e realista com sua personagem Dora.

Ou melhor, a atriz dá uma vida real à personagem que representa tantos e tantos brasileiros ao redor do nosso país. A trama ainda fecha com a chave de ouro pela carinhosa relação entre Dora e o pequeno Josué, interpretado na época por Vinicius de Oliveira.

Sinopse: Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.

Logo, Central do Brasil é um filme que traz uma história forte e incrível, sendo assim, um dos grandes filmes do cinema nacional e do mundo todo. Você pode assistir o filme na Globo Play.

Interestelar

Talvez um dos filmes mais próximo da cultira pop em si, Interestelar marcou a história do cinema em si pela sua audácia e coragem. Apresentando uma trama recheada de emoções e reflexões, o diretor Christopher Nolan foi além da história em si, e trouxe uma ficção científica que tangencia a realidade e a ciência em si.

O longa também é demarcado pela sua fotografia, efeitos visuais e todo o trabalho com a edição de som. Elementos estes que elevam a experiência para além dos cosmos, por assim dizer. E claro, novamente, tangenciando a realidade e elementos da astrofísica em si. Afinal, Nolan não poupou em dar vida a imensidão do espaço, trazendo uma visão próxima de um real buraco negro para as telas, por exemplo.

E se já não bastasse todo os efeitos e cenas deslumbrantes, Matthew McConaughey entrega uma atuação incrível, lado a lado de Anne Hathaway, Michael Caine e Jessica Chastain. Dessa forma, Nolan consegue usar todo o talento dos atores e de toda a equipe da produção para entregar uma história de amor fraternal que desafia o tempo e o espaço, em meio a eventos caóticos.

Sinopse: As reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de um novo lar.

Com 2h49min, Interestelar está disponível no Max.

O Silêncio dos Inocentes

O Silêncio dos Inocentes filmes
Imagem: Reprodução

Com atuações icônicas, cenas marcantes e uma trama investigativa que ainda impressiona o público, O Silêncio dos Inocentes marcou a história da sétima arte de diversas formas possíveis, sendo uma delas por ser o primeiro filme de terror a ganhar o Oscar de Melhor Filme de 1992. Além deste, o longa ainda ganhou na mesma noite o prêmio de Melhor Ator e Melhor Atriz para Anthony Hopkins e Jodie Foster, respectivamente.

Por 1h 58min, o público se afunda em uma trama investigativa e complexa, ao mesmo tempo em que se aprofunda na psique de personagens tão complexos quanto. Além disso, a trama ganha ainda mais força com as técnicas de filmagem, como o uso de contraste em sua iluminação, que alimenta ainda mais a experiência e a tensão das cenas. Aliás, é este contraste que se relaciona com a dupla de protagonistas, ao mesmo tempo em que realça a tensão que habita ao longo das cenas. Tal tensão e arrepio ganha ainda mais força com a edição de som, a qual é um elemento forte aqui.

Sinopse: A jovem e talentosa agente do FBI Clarice Starling (Jodie Foster) recebe ajuda do encarcerado Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um psiquiatra brilhante e também um psicopata violento e canibal, para tentar encontrar um assassino em série conhecido como Buffalo Bill (Ted Levine).

Por fim, O Silêncio dos Inocentes está disponível na Amazon Prime Video.

Forrest Gump: O Contador de Histórias

forrest gump filmes cinema
Imagem: Reprodução

Vencedor de seis Oscars, incluindo o de Melhor Filme, Forrest Gump é um marco na carreira de Tom Hanks, bem como um dos grandes filmes do cinema em si. A proposta do filme consegue andar em equilíbrio entre o crível e o incrível, o extraordinário e o absurdo. Em outras palavras, o filme traz histórias do ponto de vista de um personagem diferente do comum, questionando sua veracidade. Para então, concluir que a história contada é a verdade de seu contador.

Ainda, o filme acerta diversas vezes ao longo de seu desenvolvimento, o seu caminhar, suas corridas, de modo que o “correr” deixa de ser uma ação comum, para então ganhar um valor evolutivo maior. Aliás, a forma como se molda as suas cenas, fazem com que Forrest Gump cresça ainda mais. Afinal, quem não se lembra da icônica cena de Forrest correndo pela primeira vez?

O longa além de estrelado por Tom Hanks, ainda conta com Robin Wright dando vida a complexa e profunda personagem Jenny, além da direção de Robert Zemeckis (sim, o mesmo de De Volta para o Futuro).

Sinopse: Mesmo com o raciocínio lento, Forrest Gump nunca se sentiu desfavorecido. Graças ao apoio da mãe, ele teve uma vida normal. Seja no campo de futebol como um astro do esporte, lutando no Vietnã ou como capitão de um barco de pesca de camarão, Forrest inspira a todos com seu otimismo. Mas a pessoa que Forrest mais ama pode ser a mais difícil de salvar: seu amor de infância, a doce e perturbada Jenny.

A narrativa de Forrest Gump é única, com uma trama que marca a própria história em si, trazendo perspectivas diferentes sobre grandes eventos da humanidade durante o século XX. Em contra partida, o filme também traz a visão de Jenny em uma posição diferente da do protagonista. Dessa forma, os diferentes pontos de vistas se chocam no desenvolvimento da história, mas de forma natural, realista, porém, tão extraordinário que beira o duvidoso.

Dessa forma, Forrest Gumo – O Contador de Histórias é de fato um dos grandes filmes do cinema em si. Você pode alugá-lo na Amazon Prime Video.

Outros grandes filmes do cinema

A lista de filmes que marcam a história do cinema em si é gigantesca, sendo muito difícil de caber em uma lista. Mas não podemos de deixar uma menção honrosa a alguns deles pela sua importância histórica e artistica. Sendo assim, segue outros grandes filmes que não podíamos deixar de mencionar:

  • À Espera de Um Milagre
  • A Viagem de Chihiro
  • Avatar
  • Bacurau
  • Bonequinha de Luxo
  • Capitão Fantástico
  • Cidade de Deus
  • Cisne Negro
  • Corra!
  • Mãe!
  • Moonlight: Sob a Luz do Luar
  • O Iluminado
  • Onde Os Fracos Não Tem Vez
  • O Sétimo Selo
  • Parasita
  • Tempos Modernos
  • Titanic
  • Três Homens e Um Conflito
  • Um Corpo que Cai
  • Um Sonho de Liberdade
titanic filmes
Imagem: Reprodução