Conhecida como a “rede social das dancinhas”, o TikTok é o aplicativo de mídia mais baixado do mundo. Assim, seu sucesso é inegável: com bilhões de perfis ativos todo mês, o app conta com inúmeros vídeos e áudios viralizados.
Os criadores de conteúdo podem escolher entre os mais diversos tópicos, como por exemplo:
Como resultado, artistas de todo o mundo já perceberam o poder e a importância dessa rede social no seu trabalho. Para os influencers, ela é utilizada como forma de interação com o público, assim se conectando com ele de forma descontraída e gerando engajamento nos perfis. Da mesma forma, no caso dos profissionais da música, é utilizada como uma alavanca do sucesso, uma vez que o aplicativo serve como ponte para aproximar as pessoas do hit.
Assim, sendo na dublagem, na dança, na reprodução ou apenas como som de fundo, tais áudios ganham cada vez mais reconhecimento e repercussão entre os perfis.
Dessa forma, movidos a trends (nome dado às tendências mais usadas no momento), os usuários do TikTok muitas vezes escolhem músicas do passado para contextualizar seus vídeos e suas histórias. Confira, em seguida, uma lista de 10 delas.
Dreams – Fleetwood Mac (1977)
Relacionada a vídeos de pessoas passeando e relaxando, a música teve um aumento nas suas reproduções e nas suas vendas online após estourar no app, de acordo com dados da Nielsen Music/MRC.
More than a Woman – Bee Gees (1977)
Hit do passado, More than a Woman é utilizado, principalmente, em vídeos de dança. Assim como no clipe original, os usuários divertem-se fazendo várias coreografias.
Just the Two of Us – Grover Washigtong ft.Bill Withers (1980)
O som aparece de fundo em diversos vídeos, como por exemplo, de maquiagens, de viagens e de casais.
It’s Tricky – Run DMC (1987)
Associado a conteúdos de “isto ou aquilo”, o single virou febre no final de 2020. Assim, atualmente, utilizou-se o áudio em mais de três milhões e meio de vídeos na plataforma.
Oops!…I Did It Again – Britney Spears (2000)
Presente em mais de 300 mil vídeos, o som ganhou repercussão novamente através da rede social. Então, com conteúdos diversos, a voz de Britney Spears esteve presente em vídeos de maquiagem e em challenges, por exemplo.
I’m Just a Kid – Simple Plan (2002)
Com quase três milhões e meio de vídeos, o áudio ficou famoso entre os usuários, que o utilizaram, por exemplo, para recriar fotos antigas de sua infância.
Fergalicious – Fergie (2006)
Com vídeos de dança e de dublagem, a música de 17 anos atrás foi ressuscitada pelo TikTok em 2021.
Dangerous – Kardinal Offishall ft. Akon (2008)
Popular entre os usuários, o som virou uma febre, sendo então utilizado para fazer vídeos de transformação, antes e depois e transições.
Love Story – Taylor Swift (2008)
O single de Taylor Swift voltou a ser um sucesso entre os ouvintes do mundo, assim, a canção foi usada para dublagens e danças, com jogos de câmera.
Cannibal – Kesha (2010)
Famosa entre os amantes das “dancinhas” do aplicativo, o hit da cantora Kesha viralizou em 2021, com coreografias.
Assim, fica fácil perceber o grande impacto do TikTok na indústria da música. Hits até então esquecidos na memória do público voltam a fazer grande sucesso na atualidade.