Mary Cagnin, ilustradora e quadrinista brasileira, denunciou em seu perfil no Twitter, que a série da Netflix “1899,” que acabou de ser lançada, possui diversos elementos semelhantes à sua HQ “Black Silence“. Lançada em 2016, a HQ supostamente teria sido plagiada pelos criadores da série.

Mary postou em sua rede social diversas fotos comparativas entre a série da Netflix e a sua HQ, confira:

Segundo o que a artista alega, é provável que essa suposta semelhança pode ter origem em seu lançamento a alguns anos na Europa. A HQ “Black Silence teve tradução para o inglês e estava em uma feira internacional em 2017, a Feira do Livro de Gotemburgo.

Em seu perfil a artista descreveu seu sentimento perante o ocorrido, de frustração e choro. De acordo com Mary, o seu sonho sempre foi ter reconhecimento por seu trabalho, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Isso porque no Brasil há poucas oportunidades de exposição e reconhecimento de seus trabalhos.

Ainda na mesma sequência de twetts, ela deixou o link de sua HQ para que os leitores possam acessar e tirar suas próprias. Além disso, nas redes sociais o tema gerou uma leva de comentários, além de várias analises comparações, algumas pessoas concordando e outras discordando.

Postagem arrogante da roteirista

Jantje Friese, produtora e roteirista da série ativou seu Instagram somente para postar, de forma arrogante, sobre o assunto em si. Logo em seguida, ela desativou novamente a rede social. Na postagem ela fala que eles não fizeram plágio e que até então não conheciam sobre a existência da HQ, ainda de forma mais agressiva insinuou ser uma jogada da quadrinista de vender seu trabalho.

jantjefriese postagem
Foto: Redes Sociais | Reprodução

“Oi Internet! Não posto nada há anos porque, francamente, acho que as redes sociais se tornaram tóxicas. As últimas 24 horas provou isso novamente. Para contextualizar: uma artista brasileira alegou que roubamos de sua graphic novel. Para deixar claro: nós não fizemos isso! Até ontem nem sabíamos da existência dessa graphic novel. Ao longo de dois anos, colocamos dor, suor e exaustão na criação de 1899. Esta é uma ideia original e não baseada em nenhum material. No entanto, estamos sendo bombardeados com mensagens – algumas delas feias e ofensivas. Alguém dá um alarme falso e todos vão em cima, sem ao menos checar se as afirmações fazem algum sentido. Claro que isso deveria ser um esquema para vender mais de suas histórias em quadrinhos: bem jogado”

Manifestação do outro roteirista

Da mesma forma, Badan Bo Odar, também produtor e roteirista da série, se manifestou, compartilhando o post de um perfil de fãs da série e agradecendo o apoio recebido.

“Obrigado @1899netflix por essas palavras gentis. Eles significam muito para nós. Como já mencionei em meu post anterior: Infelizmente não conhecemos a artista, nem sua obra ou quadrinho. Nunca roubaríamos de outros artistas porque somos artistas.Também entramos em contato com ela, então esperamos que ela retire essas acusações. A internet se tornou um lugar estranho. Oor favor, mais amor em vez de ódio”

Posteriormente, Mary Cagnin em sua rede social, informou aos fãs que está bem, agradeceu o apoio e disse que o caso já está sendo tratando legalmente.

1899 a nova série da Netflix, dos mesmos criadores de Dark, chegou na Netflix na última semana trazendo uma nova trama de mistérios e reviravoltas.

Por fim, para mais notícias, fique ligado aqui no nosso portal e também nos siga no Instagram.

Atualizado dia 21/11/2022, às 22:00.