No dia 15 de fevereiro, São Paulo recebe o 1º Festival Escreva, Garota! – Escrevendo o futuro, Uma Mulher de Cada Vez . O evento é uma iniciativa do projeto “Escreva, Garota!” que completa cinco anos em 2025. Será realizado na sede do Goethe-Institut São Paulo na Rua Lisboa, 974. A entrada é gratuita e aberta ao público. No entanto, os ingressos para os painéis temáticos estarão em breve na plataforma Sympla.
Leilla Malta é a curadora do evento, assim como a responsável pela produção: “Em 2025, o projeto Escreva, Garota! comemora 5 anos, e nada melhor do que um festival literário para expandir esse movimento de incentivo à literatura feita por mulheres que tanto têm feito pelo mercado editorial brasileiro”, comenta.
O festival celebra a presença feminina na literatura brasileira. Além disso, busca criar um espaço onde essas vozes possam ser ouvidas. A programação conta com uma série de atividades não apenas para os leitores, mas também para escritoras e profissionais do mercado editorial. A proposta é oferecer uma experiência imersiva para os interessados em literatura, cultura e diversidade.
Atrações principais
A Feirinha Literária é uma das principais atrações. O espaço vai reunir editoras, coletivos femininos, livrarias, assim como autoras de diversas partes do Brasil. Estão confirmadas a Livraria da Vila, com.tato comunicação e Hanna Malta. Os visitantes poderão adquirir esses livros, além de conhecer novos talentos, conectando-se com mulheres que estão no painel literário brasileiro.
Debates e discussões
O festival também contará com painéis de discussão onde grandes nomes da literatura nacional, debaterão temas como comunicação, criação poética, maternidade e escrita. Além disso, as autoras discutem estratégias para aproximar os jovens do universo literário. Entre as participantes já confirmadas estão: Bia Crespo, Mari Mortani, Giu Rodrigues, Juliana Dantas, Sue Hecker, Bethânia Pires Amaro e Julia Rietjens.
“O evento nasceu do desejo de celebrar e dar visibilidade às mulheres que, com suas histórias e perspectivas, têm enriquecido a literatura brasileira”, afirma Lella. “Mais do que um festival, este é um espaço para apoiar o protagonismo feminino no mercado editorial. Vivemos um momento em que as vozes femininas ganham mais força e reconhecimento, mas sabemos que ainda há um longo caminho pela frente”, reforça a curadora Lella Malta.
Em breve a organização do evento deve divulgar a programação oficial. Quem quiser mais informações sobre o “1º Festival Escreva, Garota!” pode acessar o Instagram oficial.