O filme ucraniano ‘20 Days in Mariupol’ ganhou o prêmio de Melhor Documentário no Oscar 2024. A obra é dirigida pelo jornalista Mstyslav Chernov.
A National Board of Review elegeu o longa como um dos cinco melhores documentários em 2023. O documentário oferece uma visão devastadora e realista dos impactos da guerra e do início da invasão russa na Ucrânia.
A partir de 1943, a Academia começou a conceder o prêmio de Melhor Documentário. Para ganhar, a obra precisa ter mais de 40 minutos, ou seja, deve ser uma produção de longa duração. Além disso, ela deve retratar a realidade.
Além disso, quem também concorria ao prêmio com ‘20 Days in Mariupol’ eram ‘Bobi Wine: The People’s President’, ‘The Eternal Memory’, ‘Four Daughters’ e ‘To Kill a Tiger’.
LEIA MAIS: Cobertura ao vivo do Oscar 2024 | Veja os outros indicados ao Oscar
Sobre 20 Days In Mariupol
A obra documenta os vinte dias que o diretor Chernov passou ao lado dos seus colegas no cerco de Mariupol em 2022. À medida que o exército russo avança, a equipe do diretor fica presa na cidade e luta para poder continuar documentando a guerra.
O documentarista Mstyslav Chernov é um correspondente de guerra, conhecido pela sua cobertura na Revolução da Dignidade, Guerra em Donbass, a Batalha de Mosul no Iraque, entre outros.
O documentário foi aclamado no Festival de Sundance e ganhou mais de 20 prêmios em festivais internacionais.