O filme 20 Dias em Mariupol, dirigido por Mstyslav Chernov e indicado ao Oscar de melhor documentário em longa-metragem, finalmente entrará em cartaz nos cinemas brasileiros. Com a distribuição da Synapse Distribution, o longa estará disponível a partir do dia 7 de março.
O diretor do longa, Mstyslav Chernov, é um cineasta e fotojornalista, que venceu o prêmio Pulitzer pelo trabalho de cobertura do ataque retratado no documentário. Além disso, ele já cobriu situações de conflito no Afeganistão e em Kiev, capital da Ucrânia.
Sobre o documentário
‘20 Dias em Mariupol’ vai relatar e expor o ataque que aconteceu na cidade sitiada de Mariupol, após a invasão russa durante a Guerra da Ucrânia. A equipe de jornalistas composta por Chernov e seus companheiros ficou presa na cidade durante o ataque, se esforçando para manter a documentação do conflito.
Para produzir o documentário, Chernov e seus companheiros de equipe, correspondentes da The Associated Press, estiveram presentes desde o início da invasão russa. Eles vivenciaram desde o primeiro bombardeio, até a falta de suprimentos e corte de sinal de transmissão. Enquanto se preocupavam em filmar e documentar o que estava acontecendo, a equipe ainda tinha que fugir dos soldados russos para não serem capturados.
O documentário, que tem 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, além da sua indicação ao Oscar, passou por cerca de 50 festivais internacionais e já conquistou 20 prêmios. Aliás, ele foi vencedor do prêmio de Melhor Documentário em Sundance e no BAFTA 2024.
Redatora em experiência sob supervisão de Giovanna Affonso.