Há exatos 24 anos, a Microsoft lançava no mercado o primeiro Xbox! O console chegou como um competidor forte para o Nintendo GameCube e do PlayStation 2. Mas, ao contrário das expectativas da empresa, a marca demorou a engrenar, até que ‘Halo: Combat Evolved’ conquistou o público e consolidou de vez o Xbox.

De lá para cá, o Xbox já marcou presença na vida de gamers em nove versões diferentes. Para comemorar o aniversário do console, iremos relembrar todas as gerações lançadas desde 15 de novembro de 2001.

Xbox (Original – 2001)

Primeira versão do console (Créditos: Reprodução/Wikimedia Commons)

Uma curiosidade sobre a primeira versão do Xbox é que, apesar de ter estreado internacionalmente em 2001, o console nunca chegou às prateleiras de lojas brasileiras. Com isso, seu competidor, o PlayStation 2, venceu a corrida no país e tomou conta do mercado.

360 (2005-2013)

Esta foi, sem dúvidas, a Era mais marcante do Xbox. Na primeira versão, lançada em 2005, a Microsoft focou na promoção do console como uma alternativa ideal para jogos multiplayer. Junto a isso, a empresa também investiu pesado em jogos online através do Xbox Live, que representou um grande salto para a introdução de consoles dentro da cultura de jogatina online.

Sua versão S, lançada em 2010, entregou o design mais marcante entre todas as gerações e também introduziu o Kinect, tecnologia que chegou para competir com o Nintendo Wii. Além disso, a Microsoft também investiu pesado na venda de acessórios, como joysticks com Chatpad e até mesmo controle remotos, já que as versões do 360 também funcionavam como DVD players. O 360 ainda ganhou uma última geração, a Elite, em 2013, antes de dar espaço ao Xbox One.

One (2013-2017)

A terceira geração estreou repaginando novamente o visual do console. Além disso, também introduziu uma versão 2.0 do Kinect, dessa vez com menos sucesso, e aumentou a integração do Xbox com o Windows. Inclusive, as mudanças no controle abriram caminho para a versão atual

Series S|X (2020-presente)

Xbox Series X e S (Créditos: Divulgação/Microsoft)

Por fim, a geração mais recente (e potente) do Xbox: Series S/X. Apresentados em sua versão com hardware completo e mídia física (Series X), que tem como meta competir com o desempenho de um PC gamer, e a versão “light” (Series S), somente com mídia digital e desempenho inferior ao de seu “irmão mais velho”. Confira abaixo o comparativo entre os dois consoles

  • CPU – Series X: 3.8 GHz, 3.6 GHz com SMT | Series S: 3.6 GHz, 3.4 GHz com SMT
  • Armazenamento – Series X: 1 TB | Series S: 512 GB a 1 TB
  • Memória – Series X: 16 GB | Series S: 10 GB
  • Desempenho em gráficos – Series X: 1.825 GHz | Series S: 1.55 GHz

Créditos da capa: Divulgação/Xbox