Hoje, 25 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Escritor. A data é um marco para a literatura brasileira, uma vez que busca homenagear os escritores nacionais. Confira a história por trás dessa data especial e como um dos maiores nomes da literatura, conhecido de todos nós, foi importante para essa história.

Em 25 de julho de 1960, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizou o I Festival do Escritor Brasileiro. A iniciativa foi de Jorge Amado, então presidente da UBE. O objetivo do festival era reverenciar a literatura brasileira e os autores nacionais. Dessa forma, o evento contou com a participação não apenas de escritores, mas também críticos literários e editores.

O evento também foi importante para a UBE. Fundada dois anos antes (17 de janeiro de 1958), a partir do Festival do Escritor Brasileiro, ela se consolidou como uma grande instituição literária, com renome no cenário cultural. Hoje a UBE conserva a sua tradição de apoiar eventos literários e promover a literatura nacional

Portanto, Jorge Amado, ao lado de João Peregrino Júnior, oficializou a data. A partir de então, além do Dia Mundial do Escritor (13 de outubro), no dia 25 de julho celebramos os autores nacionais. Que eles continuem narrando a nossa história e enriquecendo a nossa cultura.

Para você escritor brasileiro, Feliz Dia Nacional do Escritor!