A Associação Cultural Panvision divulgou os filmes selecionados para o 28° Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024.

Dois curtas representam Salvador no festival que acontecerá de 5 a 11 de setembro, na capital de Santa Catarina.

O FAM 2024 contará com produções de 14 países, escolhidas dentre mais de 800 produções e por 17 curadores do Mercosul.

O Brasil levará produções de 13 estados, e o Distrito Federal, para o FAM 2024 e, dentre os curtas selecionados, dois simbolizam Salvador.

Os curtas de Salvador

Buraco de Minhoca”, de Marília Hughes Guerreiro e Cláudio Marques, narra a história de uma criança de 5 anos que se empenha para entender eventos familiares e a doença de sua mãe, que acaba os distanciando.

Já “Movimentos Migratórios”, de Rogério Cathalá, acompanha Pedro, um imigrante que está se adaptando ao novo país.

No entanto, ele vê uma andorinha caída em sua casa e fica dividido entre manter sua busca por empregos e tentar salvar a ave, enxergando-se nela.

Curta Movimentos Migratorios
Curta Movimentos Migratorios / Imagem: Divulgação

Sobre o FAM 2024

O Governo do Estado de Santa Catarina produziu o FAM 2024 por meio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC e disponibilizará ingressos gratuitos para o público.

Assim, o FAM 2024 terá exibição no Cine Show do Beiramar Shopping, e as demais atividades ocorrerão no Majestic Palace Hotel.

As temáticas mais presentes nos filmes selecionados para este ano envolvem questões sociais, música, meio ambiente e espiritualidade.

“Temos 46% de filmes inéditos no Brasil e 78% inéditos em Santa Catarina (…)”, explica a diretora de Programação da Panvision, Marilha Naccari.

“O ineditismo é importante (…), mas também precisa sempre ser notada a pluralidade das histórias e de quem as conta”, conclui.

Como resultado, os filmes concorrem ao Troféu Panvision pelo Júri Popular e Oficial, além de mais de R$ 100 mil em produtos e serviços das empresas parceiras da Panvision.

Dessa forma, o melhor curta-metragem brasileiro ganhará o Prêmio Canal Brasil de Curtas e receberá R$15 mil em dinheiro.

Redatora em Experiência sob supervisão de Thiago Satiro.