O evento chega a sua 2º Edição com curadoria 100% feminina e cheia de homenagens

Chega a Betim esse mês a segunda edição da Mostra de Cinema, com uma seleção de filmes que mescla longas, curtas, documentários, para o público da cidade na região metropolitana de Belo Horizonte.

Entre 29 de outubro e 30 de novembro, a programação se amplia com atividades formativas e o seminário Betim Indústria Criativa, Desafios e Caminhos Possíveis, encontro que conecta artistas, produtores, empresas e instituições para discutir desenvolvimento cultural e novas oportunidades no setor.

A programação reúne estreias como Morte e Vida Madalena, de Guto Parente, e Um Dia Antes de Todos os Outros, de Valentina Homem e Fernanda Bond.

No dia 26, duas sessões especiais celebram a música mineira com Nada Será Como Antes, de Ana Rieper, e Milton Bituca Nascimento, de Flávia Moraes.

A Mostra também abre espaço para produções locais, incluindo estreias de curtas surgidos das oficinas do próprio projeto.

Já a Sessão Especial Igualdade Racial destaca Otelo, O Grande, de Lucas H. Rossi, em parceria com o Novembro Negro da Prefeitura de Betim.

A programação inclui ainda o Seminário Betim Indústria Criativa, no dia 25, que reúne artistas, autoridades e empresas para discutir caminhos do setor audiovisual. O encontro recebe o produtor e presidente da RioFilme, Leonardo Edde.

A Mostra dedica momentos importantes para celebrar trajetórias que marcam a cultura brasileira, com sessões especiais em homenagem aos músicos mineiros Lô Borges e Milton Nascimento, que terão seus legados revisitados nos longas Nada Será Como Antes e Milton Bituca Nascimento. A programação também presta tributo aos 90 anos de Maurício de Sousa com a exibição de Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa, e reconhece o Grupo Energisa como case de sucesso em investimentos socioculturais, reforçando o vínculo entre arte, comunidade e desenvolvimento regional.

Idealizadora da Mostra e fundadora da It Filmes, a cineasta e jornalista Elizabete Martins Campos destaca a missão do evento em democratizar o acesso ao cinema brasileiro. Para ela, a Mostra consolida um movimento de formação de público e fortalecimento da cena audiovisual de Betim. As curadoras Lorena Ortiz, Mariana Tavares e Leliane de Castro ressaltam a prioridade dada a produções dirigidas por mulheres e à valorização de narrativas inovadoras e diversas.

A Mostra conta com patrocínio das Leis de Incentivo à Cultura Federal e Estadual, apoio do Grupo SADA, Cineart, Prefeitura de Betim, Monte Carmo Shopping e Studio Cerri, e realização da IT Filmes, Governo de Minas e Ministério da Cultura.

A 2ª Mostra de Cinema de Betim ocupa o Cineart do Monte Carmo Shopping entre 25 e 30 de novembro com uma seleção de longas, curtas e animações nacionais e locais. Além das sessões gratuitas, a programação se estende pela cidade com oficinas, debates e o seminário Betim Indústria Criativa, que amplia o diálogo sobre o audiovisual e conecta profissionais, estudantes e o público geral.

25 a 30 de novembro, programação de filmes no Cineart Monte Carmo Shopping
29 de outubro a 30 de novembro, oficinas, debates e Seminário Betim Indústria Criativa, Desafios e Caminhos Possíveis

As oficinas estão com inscrições abertas e oferecem vagas gratuitas para quem deseja se aproximar da cadeia audiovisual, da criação à difusão. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Inscrições e informações estão disponíveis em www.mostrabetim.com.br
Conteúdos especiais e materiais da Mostra podem ser acessados no YouTube em www.youtube.com/watch?v=bsYOb1euTZ0

Fotos: Milton Nascimento (Crédito Pedro Rocha) – Capa: Crédito: Vitrine Filmes e Guto Parentes