Pra quem é fã de filmes de suspense, não há sensação melhor que um frio na barriga graças a uma boa trama. Uma cena escura, um personagem duvidoso, um comportamento estranho… tudo faz com que o espectador não consiga desgrudar os olhos da tela.
Quando se pensa em filme de suspense, automaticamente chega à mente alguns filmes internacionais como Um Contratempo (2016), O Abutre (2014), Fragmentado (2016), Fuja (2020)… No entanto, infelizmente, as produções nacionais frequentemente fogem da cabeça e grandes oportunidades são passadas batido. Pensando nisso, selecionamos 5 filmes imperdíveis de produção nacional disponíveis na Netflix!
Confira:
1. Estômago (2007)
A trama de Estômago acompanha Raimundo Nonato (João Miguel), um migrante nordestino que chega à cidade de São Paulo em busca de melhores condições de vida. Nesse contexto, o personagem se sustenta aprendendo a função de cozinheiro em uma lanchonete de bairro, na qual ele descobre um talento antes escondido. Então, ele conhece a garota de programa Iria (Fabíula Nascimento), e sua vida gira de cabeça para baixo.
Assim, a maior parte do suspense do filme se dá em torno da ordem cronológica dos acontecimentos. Isso porque, ao mesmo tempo que o espectador tem contato com a adaptação de Raimundo em São Paulo, a história tem narração do próprio Raimundo de dentro da cadeia.
Além de João Miguel e Fabíula Nascimento, o longa também conta com Babu Santana (Tim Maia), Alexander Sil (Assim Na Tela Como No Céu), Carlo Briani (Uma Rosa Com Amor) e Paulo Miklos (O Homem Cordial) no elenco. Além disso, Estômago 2 já foi anunciado e será lançado em breve nos cinemas.
2. O Segredo de Davi (2018)
O Segredo de Davi acompanha o tímido estudante de cinema Davi (Nicolas Prates), que tem o costume de gravar tudo o que faz em uma filmadora portátil. Sua vida se transforma quando ele resolve visitar a vizinha de apartamento Maria (Neusa Maria Faro) e não consegue lutar contra o instinto de assassiná-la. Então, na manhã seguinte, a senhora reaparece no apartamento do jovem e a estimula a seguir um novo estilo de vida: o de um serial killer.
A partir deste momento, Davi começa a filmar suas vítimas e publicá-las na internet. No entanto, quanto mais o tempo passa, mais o segredo de Davi fica mais perto de ser revelado.
O filme é uma produção que conta com a direção e roteiro de Diego Freitas. Dessa maneira, além de Prates e Faro, o elenco conta com Eucir de Souza (Carandiru, Outras Histórias), Bianca Müller (O Rebu) e João Côrtes (Amor.com).
3. O Lobo Atrás da Porta (2014)
Já O Lobo Atrás da Porta acompanha a investigação do desaparecimento de Clarinha, a filha de 6 anos do casal formado por Sylvia (Fabíula Nascimento) e Bernardo (Milhem Cortaz). No entanto, quando o caso é levado à delegacia, o interrogatório dos pais é feito separadamente, no qual o delegado descobre que Bernardo tinha uma amante, a Rosa (Leandra Leal).
Assim, o filme promete hipnotizar e provocar frio na barriga, uma vez que a relação do trio é regada a mentiras, amor, vingança e ciúmes. Nesse sentido, no ano seguinte ao lançamento, O Lobo Atrás da Porta venceu oito categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2015, incluindo o de Melhor Atriz com a Leandra Leal, Melhor Longa-Metragem de Ficção. Além disso, venceu as categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Direção, ambos de Fernando Coimbra.
4. As Boas Maneiras (2017)
As Boas Maneiras acompanha a misteriosa e rica Ana, protagonizada por Marjorie Estiano (Sob Pressão). Na trama, ela contrata a enfermeira Clara (Isabél Zuaa) para acompanhá-la durante a gravidez e ser babá da criança quando ela nascer. No entanto, quanto mais avançada era a gravidez de Ana, mais estranhos se tornaram seus comportamentos, o que começou a atingir diretamente Clara.
Assim, o filme é uma produção da Globo Filmes que conta com fortes influências do folclore brasileiro. Além de Estiano e Zuaa, o elenco conta com Eduardo Gomes (O Animal Cordial), Cida Moreira (Um Copo de Veneno), Miguel Lobo e Germano Melo (Elon Não Acredita na Morte). Além disso, em 2017, “As Boas Maneiras” ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema de Locarno, sendo considerado o segundo melhor filme na seção de competição internacional.
5. O Animal Cordial (2017)
Por fim, O Animal Cordial é o que mais vai te deixar de “cabelo em pé” da nossa seleção de filmes de suspense. Assim, a trama acompanha um assalto no restaurante de Inácio (Murilo Benício), no qual ele e a garçonete Sara (Luciana Paes) precisam encontrar maneiras de lidar com a situação. Dessa maneira, o longa adota uma característica regada de adrenalina e tensão, na qual a citação hobbesiana “O homem é o lobo do homem” é colocada em prática.
Além de Benício e Paes, o filme conta com Humberto Carrão (Todas As Flores), Ariclenes Barroso (Aspirantes) e Ernani Moraes (Ricos de Amor) no elenco. Além disso, Jiddu Pinheiro (O Vale dos Esquecidos) e Camila Morgado (Bom dia, Verônica) também participam da produção. A direção e roteiro são de Gabriela Amaral Almeida, que recebeu o prêmio de Melhor Diretora no Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre de 2018.