A clássica jornada do doutor alienígena que viaja no tempo para lutar contra injustiças está completando 60 anos! Para comemorar, a BBC está lançando a partir de hoje (25) os tão aguardados episódios especiais, que contam com o retorno de David Tennant e Catherine Tate na trama. Além disso, a celebração de 60 anos de Doctor Who também conta com um show de luzes inspirado na série. Vem saber de tudo!
Comemorações abertas ao público
Que Doctor Who é um clássico da TV britânica não é novidade para ninguém. A comemoração, então, não podia ser simples. E não está sendo nem de longe! Isso porque o início da comemoração está sendo feito com um impressionante show de projeções à base de água e luzes na Cardiff Bay, no País de Gales (Reino Unido).
As apresentações começaram ontem (24), de meia em meia hora entre 17h30 e 19h30, abertas ao público. Dê uma espiadinha abaixo em como está sendo:
No entanto, o último dia de apresentações é hoje (25), que marca também o dia de estreia dos episódios especiais.
Episódios especiais de 60 anos de Doctor Who
Os episódios especiais de 60 anos, escritos e produzidos por Russell T Davies, serão lançados em três sábados a partir de hoje, 25 de novembro. Os episódios serão transmitidos pela BBC no Reino Unido e disponibilizados pela Disney+ para o resto do mundo, nas datas:
- Episódio 1 – Doctor Who: A Fera Estelar – 25 de novembro;
- Episódio 2 – Doctor Who: Além do Azul Selvagem – 2 de dezembro;
- Episódio 3 – Doctor Who: Risadas – 9 de dezembro.
Agora, David Tennant retorna como o Décimo Quarto Doutor, sendo que antes havia dado vida ao Décimo Doutor, e Catherine Tate retorna como Donna Noble, acompanhante de viagem do doutor, também da décima temporada.
Além deles desta temporada, o elenco também conta com o retorno de Jacqueline King como Sylvia Noble, Karl Collins como Shaun Temple, Bernard Cribbins como Wilfred Mott, bem como Jemma Redgrave como Kate Stewart. Ainda, teremos a estreia de Yasmin Finney (Heartstopper) como Rose Noble, a filha de Donna Noble. Confira o trailer oficial:
Nesse sentido, os episódios especiais antecedem os novos capítulos de Doctor Who, que contará com Ncuti Gatwa como personagem principal. Então, a temporada será marcada pela primeira vez com um Doutor negro. A previsão de estreia da temporada é de 2024 na BBC, para o Reino Unido e Irlanda, e Disney+ para o resto do mundo.
LEIA MAIS: 60 anos de Doctor Who e uma aventura no espaço e tempo
Sobre Doctor Who
A série de ficção científica estreou em 1963 na TV britânica, marcando, desde então, várias gerações. A história acompanha a trajetória no tempo de um doutor (William Hartnell) de um planeta distante pela sua nave espacial, a TARDIS – a famosa cabine telefônica. A produção teve a primeira fase entre 1963 e 1989, que conta com os “episódios originais” e sete doutores. Em 1996, o filme Doctor Who contou com a parceria de produção da Universal Studios e BBC Worldwide, com a estreia de Sylvester McCoy como o sétimo doutor e Paul McGann, como o oitavo. Em 2005, a série retomou a produção de episódios, chegando até o décimo quinto doutor agora em 2023.
A título de curiosidade, TARDIS é um acrônimo de “Time And Relative Dimension In Space” (Tempo e Dimensão Relativa no Espaço, em tradução livre).
Um fato marcante da história é que, sempre que o Doutor se encontra à beira da morte, ele “morre” e se regenera em um corpo completamente diferente. Isso explica o motivo de tantas estrelas já terem dado a vida ao Doutor. Dentre eles, podemos listar também Patrick Troughton, Jon Pertwee, Tom Baker, Peter Davison, Colin Baker, Christopher Eccleston, David Tennant, Matt Smith, Peter Capaldi, Jodie Whittaker e agora, o mais recente, Ncuti Gatwa,
Definitivamente, o especial de 60 anos de Doctor Who será memorável para os fãs.
Para mais novidades do mundo geek, continue nos acompanhando pelo site e pelas nossas redes sociais.