ANTI, oitavo e último álbum lançado por Rihanna, completa hoje (28) 8 anos. O projeto foi o sucessor de Unapologetic, lançado em 2012 e iniciou uma nova era musical e visual na carreira da artista.
Em um evento realizado na Galeria de Arte MAMA, em Los Angeles, a cantora explicou o título dado ao álbum: “Anti: uma pessoa que se opõe a uma política, atividade ou ideia”. O artista Roy Nachum foi o responsável por materializar o conceito na capa do projeto.
Pela primeira vez na carreira, Rihanna optou por não colocar sua própria imagem na capa de um álbum e sim uma representação de si mesma na infância, em seu primeiro dia de creche; o balão preto segurado pela criança significa a tentativa de fugir da realidade e a coroa vendando seus olhos, segundo Rihanna, representa “o poder que cega as pessoas para as coisas realmente importantes na vida”. Toda a capa possui leitura em braile do poema “If They Let Us”, escrito por Chloe Mitchell após uma noite de conversa com a cantora.
Confira a tradução do poema:
“Às vezes temo que eu seja mal interpretada
Isso simplesmente acontece porque o que eu quero dizer,
O que eu preciso dizer, não será ouvido.
Ouvido de uma maneira que eu mereço por direito.
O que eu escolhi dizer tem tanta substância
Que as pessoas não vão entender a profundidade da minha mensagem.
Então a minha voz não é a minha fraqueza,
Isso é o oposto do que os outros temem.
Minha voz é meu terno e armadura,
O meu escudo e tudo o que eu sou.
Eu irei confortavelmente respirar fundo, até que eu encontre o momento de ficar em silêncio.
Eu vivo em voz alta na minha cabeça, por muitas horas do dia.
O mundo é o barulho de um pino caindo no chão comparado ao estrondo
Que bate e ecoa contra às paredes do meu crânio.
Eu vivo e amo isso, mas desprezo e estou aprisionada à isso.
Então quanto a ser mal interpretada, eu não estou ofendida pelo gesto, mas sim honrada.
Se eles nos deixassem…”
Assim como a capa, todo o encarte do álbum possui escrita em braile.
O lançamento
Em parceria com a SAMSUNG, Rihanna fez o lançamento do ANTI de forma visual com o ANTIdiaRy, um site dividido em oito cômodos, onde cada um deles representava um uma fase dos seus dez anos de carreira. Cada espaço possuía um significado com a perspectiva de cada álbum lançado até a chegada do R8.
Confira a playlist do vídeos do ANTIdiaRy:
A Era ANTI foi responsável por alguns dos grandes hit singles da cantora, são eles: Work, Needed Me, Kiss It Better e Love On The Brain.
Depois deste projeto, Rihanna não lançou mais álbuns, mas colaborou em músicas de outros artistas, atuou no filme Guava Island com Donald Glover em 2019 e teve duas músicas na trila sonora do filme Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.
Além dessas aparições, a cantora também se apresentou na cerimônia do Oscar em 2023 e também fez o show de intervalo do Super Bowl 2023.
LEIA MAIS: Rihanna no Super Bowl 2023: confira setlist e detalhes do show
Atualmente, Rihanna se dedica para suas marcas Fenty Beauty, Fenty Skin e Savage x Fenty.
Não há previsão para o lançamento de um novo álbum da artista, mas todos os lançados anteriormente estão disponível em todas as plataformas digitais.