A Mostra Benjamin de Oliveira está chegando à 8ª edição com espetáculos em Ouro Preto (MG). A mostra fará parte da programação do Festival de Inverno de Ouro Preto. O evento acontecerá nos dias 17, 23 e 27 de julho, na Casa de Ópera em Ouro Preto..
A entrada para todos os espetáculos é gratuita e por ordem de chegada. Criada em 2013 por Maurício Tizumba, a Mostra Benjamin de Oliveira faz homenagem ao palhaço, ator, cantor, instrumentista e compositor Benjamin de Oliveira (1870-1954). Ele foi o primeiro palhaço negro do Brasil.
O projeto é uma realização da Cia Burlantins, com produção da Napele Produções Artísticas, e patrocínio do Instituto Cultural Vale. O evento acontece por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Política Nacional Aldir Blanc. A curadora da Mostra Júlia Tizumba que é atriz, cantora, escritora e percussionista, essa edição é especial, uma vez que é realizada pela primeira vez fora de Belo Horizonte. Desse modo, a mostra ressalta a força da cultura negra, inspirada nas figuras heroicas e mitológicas:
“É muito importante poder expandir a mostra para outros municípios. É muito especial poder falar dos nossos heróis, falar de Galanga Chico Rei em Ouro Preto, com uma companhia da própria cidade. É muito legal poder valorizar os artistas de cada localidade. E trazer também a Cia. Bando, que é uma parceira antiga da Cia Burlantins, apresentando um novo espetáculo. Estamos muito felizes, temos certeza de que essa experiência será muito potente”, afirma Júlia Tizumba.
Programação
A estreia acontece com a peça “Chico Rei: Galanga do Congo“, que narra a história de Chico Rei, personagem lendário de Minas Gerais. De acordo com a tradição, ele foi Rei do Congo que, após ser escravizado para trabalhar nas minas da antiga Vila Rica durante o ciclo do ouro, promoveu uma revolução. Ele alforriou irmãos e lutou pelo fim da escravidão. A peça é uma criação conjunta das Cias Rabisco Brincante e Assunto Suspenso.
Já a peça “Aláfia: A Criação da Humanidade” da Cia Ajayó Teatro em Pé conta a história do mundo a partir da perspectiva iorubá, na qual Olorum encarrega seu filho Oxalá de criar a Terra. Porém, Odudua, seu irmão, acaba liderando a criação de todas as coisas, restando a Oxalá outro presente: a criação da humanidade. A peça mistura os saberes afro-brasileiros e a poesia cotidiana das ruas.
Fechando a programação, a Cia Bando, de Belo Horizonte, apresenta o espetáculo “Árvore do Pai Boi”. A peça discute sustentabilidade e ecologia, narrando a história de três brincantes que decidem realizar a festa mais importante do lugarejo onde moram: a celebração da árvore do Pai Boi, o guardião da comunidade. Durante os preparativos, porém, eles precisam descobrir o que fez Pai Boi desaparecer da cidade sem explicações.
Leia também: O novo livro de Ali Hazelwood que é fenômeno na Amazon
═══════════════════════════════════════════
📚 Para mergulhar ainda mais no universo dos livros, autores e sagas, acompanhe o GeekPopBooks no Instagram e descubra novidades, curiosidades e recomendações exclusivas.