Hoje, 16 de outubro, é aniversário de Fernanda Montenegro. A maior atriz brasileira de todos os tempos e imortal da Academia Brasileira de Letras está completando 95 anos. Com uma trajetória incrível no teatro, cinema e televisão, a atriz mantém até hoje o título de única atriz brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz. 

Além disso, sua atuação em Central do Brasil é lembrada até hoje por críticos brasileiros e internacionais, como uma das melhores. Fernanda também é vencedora do Emmy Internacional de Melhor Atriz pela série Doce de Mãe da Globo.

Fernanda Montenegro se tornou imortal da ABL em 2022. Ela foi escolhida, uma vez que sua vida e obra são essenciais para a cultura brasileira. A juventude e a vida pessoal também foram importantes para que ela se tornasse quem ela é hoje. Ninguém melhor do que ela mesma para contar sua história. É o que ela faz no livro “Prólogo, ato, epílogo”.

Prólogo, ato, epílogo: Memórias

Crédito: Companhia das Letras

No livro “Prólogo, ato, epílogo”, Fernanda Montenegro narra suas memórias, desde seus antepassados portugueses, sua juventude e o encontro com Fernando Torres, nos bastidores de uma peça de teatro, assim como a família que construíram. Uma família que mudou para sempre a história do teatro e da televisão brasileira.

A atriz relembra a dificuldade de criar os filhos na sua realidade como artista, principalmente durante o período complicado da Ditadura Militar. Além disso, relembra o sucesso internacional na década de 1990 e a célebre indicação ao Oscar de Melhor Atriz em 1999.

O livro é da Companhia das Letras, escrito por Fernanda com a colaboração de Marta Góes. A linguagem do livro é uma “prosa afetiva”, cheia de inteligência e sensibilidade. “Prólogo, ato, epílogo” está disponível para venda no site da Amazon.