O trailer oficial de “A cor púrpura” foi divulgado, esta seria a segunda adaptação da obra literária de Alice Walker. O trailer mostra uma versão músical da obra, adaptação da peça de mesmo nome apresentada na brodway. Com nomes na produção como Oprah Winfrey e Steven Spielberg e dirigido por Blitz the Ambassador, tem previsão de estreia para 4 de janeiro de 2024, aqui no Brasil.
Livro e filme de 1895
A princípio, a escritora, poeta e ativista feminista, Alice Walker, publicou em 1982 seu livro de mais sucesso “A cor púpura”, vencedor do prêmio Pulitzer. O livro trata de questões como racismo e descriminação sexual passadas pela protagonista Celie, que sofre nas mãos de seu padrasto e depois de seu marido.
Posteriormente, feito por Steven Spielberg, o filme homônimo feito em 1985 foi um grande sucesso, tendo 9 indicações ao Oscar, infelizmente não levando nenhum para casa. Estrelado por Whoopi Goldberg, Oprah Winfrey e Danny Glover foi uma adaptação fiel ao livro, aclamado até hoje por sua história e peso.
A cor púrpura – O musical
Com o sucesso anterior, surgiu a ideia de transpor o longa metragem para uma peça na Brodway. A dramaturga Marsha Norman foi responsável por este feito e em 2005 “A cor púrpura – O musical” foi estreiado.
Compostas por Brenda Rusell, Allee Willis e Stephen Bray, as músicas misturam um pouco do Jazz e Soul. Tendo duração de 3 horas, a peça foi bem recebido pelo público. Contudo, a peça ainda é apresentada nos teatros do mundo todo, inclusive aqui no Brasil.
Oprah na produção e Adaptação em 2024
Logo depois, com o sucesso das obras anteriores, Oprah Winfrey, que também atuou no filme original, está produzindo um novo projeto com mesmo nome, junto ao diretor Blitz the Ambassador. O objetivo é trazer essa história para a nova geração, mantendo a mesma narrativa da brodway. Como um músical.
Antes de tudo, protagonizado por Fantasia Barrino, Taraji P. Henson de “Estrelas além do tempo”, Colman Domingo de “Fear the Walking Dead”, e Halle Bailey de “A pequena sereia”, o filme será uma versão cinematográfica da peça de Marsha, contando com grandes números músicais.
“Não há nada que tenha sido mais importante ou vital para mim culturamente e artisticamente do que A Cor Púrpura” disse Oprah em entrevista para Warner Bros. responsável pela disribuição do filme.
Em suma, a adaptação, como o original, traz uma história de superação e luta. Com o elenco repleto de mulheres, é possível haver uma questão de identificação para o público feminino, e um aprendizado para a vida, assim como houve para as atrizes.
Com isso, a participação de Oprah na produção, pode ser um indicativo de que, essa adaptação, terá elementos bastante fiéis ao filme original, assim como terá as mesmas músicas da peça.
Dessa forma, a expectativa é alta para este novo filme, com público original ansioso para reviver a história. Porém com novos espectadores se apresentando para conhecê-la nas salas de cinema.
Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-se. Você pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.