Na próxima sexta-feira, 15 de agosto, às 19h, o canal da Editora Jandaíra no YouTube será palco de um bate-papo especial para marcar o lançamento de “A fala feminina: silenciamentos e resistências”.

A obra é assinada por Amanda Braga, professora do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e por Carlos Piovezani, professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Além disso, a live contará com a participação da convidada Mónica Zoppi Fontana, professora do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, reconhecida por suas pesquisas sobre linguagem e gênero.

“A fala feminina” conta com apresentação escrita pela deputada federal Erika Hilton (PSOL/SP), prefácio de Marlène Coulomb-Gully, professora emérita da Universidade de Toulouse e especialista em gênero, linguagem e política, e quarta capa assinada pela deputada federal Talíria Petrone (PSOL/RJ).

Um olhar crítico sobre a voz das mulheres na história

Logo nas primeiras linhas, a sinopse do livro provoca: “A dominação masculina inventou a fala feminina, porque sempre quis calar as mulheres.” A partir dessa afirmação, Braga e Piovezani constroem um percurso histórico que vai do mundo antigo ao Brasil contemporâneo.

Nesse percurso, os autores colocam em evidências as falas femininas silenciadas pelo tempo. Silêncio esse que veio por desprezo, violência física e simbólica ou até pelo feminicídio.

Mas a obra não se limita à denúncia. Ela também ilumina as resistências obstinadas das mulheres frente a esse ancestral e persistente “Cala a boca!”.

O livro revela como, em diferentes épocas, a palavra feminina foi tratada como sedução e ameaça. Além disso, aborda como a luta para ocupar o espaço público de fala se tornou central para a emancipação. Tal feito vindo especialmente das mulheres mais afetadas por opressões de gênero, raça e classe.

Serviço

A live de lançamento de “A fala feminina” será no dia 15/08, às 19h, com transmissão através do canal da Editora Jandaíra no YouTube. A obra está disponível para compra no site da Editora Jandaíra.