Começou hoje a 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Realizado no centro histórico de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, o evento então contará com atividades nas igrejas, ruas, no Auditório da Matriz e em diversas casas parceiras que fazem parte da programação paralela.
O homenageado do ano é o poeta Paulo Leminski, famoso por sua escrita irreverente e experimental. Arnaldo Antunes é o responsável por celebrar o poeta na abertura da FLIP, com música e poesia.
Além disso, a curadoria do evento ficou por conta da editora Ana Lima Cecilio. Com mais de vinte anos de atuação no mercado literário, a editora focou em trazer vozes diversas, com reflexões sobre identidade, memória, crise climática, justiça social e formação de leitores. Assim, a edição contará com cerca de 21 mesas na programação oficial, com transmissão na Praça da Matriz.
Nomes como Marina Silva, Monique Malcher, Nei Lopes, Rosa Montero e Sérgio Vaz estão confirmados e além da programação oficial, mais de 600 atividades acontecerão no entorno da cidade. Por fim, a FLIP 2025 promete ser uma celebração plural da literatura.
Leia também: Saiba tudo sobre a Flip 2025
═══════════════════════════════════════════
📚 Para mergulhar ainda mais no universo dos livros, autores e sagas, acompanhe o GeekPopBooks no Instagram e descubra novidades, curiosidades e recomendações exclusivas.