A editora Minimalismos lança em março de 2026: “A Fome de Tudo”, livro de poemas do jornalista e escritor José Messias Xavier. Esta será a terceira obra do autor, porém a primeira em poesia. O livro reúne 35 poemas, escritos entre 2017 e 2024, trazendo um mosaico de experiências do autor em cidades do Brasil e no exterior. Desse modo, o autor realiza uma reflexão sobre o cotidiano das pessoas, conflitos sociais e políticos, religiosidade, assim como relações interpessoais.

A obra carrega elementos das culturas popular e erudita, com destaque para a individualidade, memória e pluralidade. Assim, o autor incorpora nos versos, técnicas do expressionismo, simbolismo e surrealismo, para dessa forma, compor uma estética híbrida. A partir dessa estética, o autor traduz a vivência humana e questiona narrativas que ele chama de “totalizantes” e “totalitárias”.

Sobre o autor 

José Messias Xavier nasceu no Rio de Janeiro e mora em Niterói há 30 anos. Jornalista, já trabalhou em alguns dos principais veículos de comunicação do país. Hoje, escreve uma coluna de crônicas e artigos sobre Literatura, Filosofia e cultura em geral para o jornal fluminense Toda Palavra. Além disso, também atua como assessor de imprensa. 

Em 2003, recebeu o prêmio de Jornalismo em Profundidade, o principal da Inter American Press Association, em Chicago, Estados Unidos. É autor do romance “Lótus” (2014), pela Multifoco, e do livro-reportagem “Não Matarás” (2022), pela Nitpress. Nesse mesmo ano, publicou seu poema “Além da curva do tempo” na “I Antologia Niterói Hoje”, da editora Niterói Livros.

Em 2023, ficou em primeiro lugar do júri da técnico Mostra Cultural “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense, com o poema “Quando um dia alguém sonhou”. Foi assessor da Reitoria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e participou ativamente da criação da Biblioteca do Centro de Letras e Artes, a primeira biblioteca universitária brasileira aberta ao público, no bairro da Urca.

Créditos: Divulgação