Atualmente, A Lenda de Vox Machina tem chamado muita a atenção dos usuários da Amazon Prime Video. A animação original do streaming é produzido pela Critical Role e conta uma aventura fantasiosa de um grupo de mercenários – Vox Machina. Porém, apesar de todo o sucesso que tem conquistado, será mesmo que você quer assistir isto?
Primeiramente, a história da animação gira em torno de um grupo bem peculiar em um mundo fantasioso. Confira a sinopse abaixo:
Eles são barulhentos, são maltrapilhos, são desajustados que viraram mercenários de aluguel. Vox Machina está mais interessado em dinheiro fácil e cerveja barata do que realmente proteger o reino. Mas quando o reino é ameaçado pelo mal, essa tripulação barulhenta percebe que eles são os únicos capazes de restaurar a justiça. O que começou como um simples pagamento agora é a história de origem por trás dos mais novos heróis de Exandria.
A animação é indicada para o público com mais de 18 anos, devido a algumas cenas e situações absurdas. Dentre vários motivos, selecionamos 4 razões do porque você NÃO quer assistir A Lenda de Vox Machina.
1) É um desenho
Você vai querer gastar 20 minutos do seu tempo pra ficar vendo um desenho animado?
Bem, primeiramente, sabemos que desenho animado é para crianças, assim como animes. Inclusive, é um absurdo um desenho com indicação para maiores de 18 anos. Onde já se viu: um desenho para adultos?
Sim, ok, a animação é ótima, com excelentes coreografias, além das cenas que são deslumbrantes, em meio a momentos de tirar o folego e de arrepiar. Sem contar com a excelente qualidade de todos os episódios, acompanhados por uma trilha sonora que encanta, emociona e até faz rir.
Porém, ainda assim, estamos falando de um desenho animado.
2) Parece aqueles RPGs de mesa
Você não vai querer assistir uma animação que lembra aqueles RPGs de mesa, não é mesmo? Aqueles do tipo Dungeons & Dragons (D&D) e afins. Afinal, se for pra assistir uma partida do jogo, melhor assistir um futebol, ou então, ir jogar o jogo em si ou assistir uma live, correto?
Bem, Vox Machina segue exatamente nessa direção, senão pior: este desenho é inspirado em uma campanha de RPG real, a qual envolveu grandes artistas norte-americanos! Ou seja, juntou um grupo de adultos pra jogar um joguinho de D&D e daí, a partida inspirou a história que veio para as telas em forma de animação.
A origem de Vox Machina
Como já dito, o grupo – Critical Role – era formado por artistas norte-americanos de algumas produções mais desconhecidas, como o game The Last Of Us. Assim, o grupo é composto por:
- Ashley Johnson,
- Laura Bailey,
- Taliesin Jaffe,
- Sam Riegel,
- Marisha Ray,
- Liam O’Brian,
- Travis Willingham e
- Matt Mercer.
Em teoria, a primeira campanha deles no RPG foi tão incrível, que durou entre 2015 a 2017, com 500 horas de jogo. A história começou a repercutir. e muitos fãs começaram a pedir por uma animação que se baseasse numa nova história ou então uma que se inspirasse nesta campanha.
Dessa forma, a Critical Role não perdeu tempo: em 2019, lançou um projeto de financiamento coletivo para produzir uma animação de 20 minutos. Entretanto, a campanha foi muito além do esperado e arrecadou 11,3 milhões de dólares. A quantia foi tanta, que o que era para ser uma animação curta, se transformou na produção da primeira temporada da animação.
Em outras palavras, gastaram mais de 10 milhões de dólares para fazer um desenho animado! Ele tem uma história envolvente e viciante? Sim, mas ainda assim, é baseado num RPG, e você não quer isso.
Aliás, falando na história, isso nos leva ao próximo ponto…
3) Você não tem tempo para assistir uma história tão viciante
Passar 20 minutos na frente de um desenho é muito. Agora, imagina se essa história for viciante, dinâmica e empolgante? Tão viciante que você não consegue parar de assistir? Com cenas tão dinâmicas que cada episódio é um show de emoções? Ou então, tão empolgante que ao terminar um episódio, você não vê a hora de saber o que acontecerá no próximo, além de se preocupar com o futuro de cada personagem?!
Não, você não quer isso para a sua vida. Você quer algo mais calmo e monótono. Um vídeo no TikTok ou de outra rede social: rápido e fácil de se esquecer, não é mesmo? História marcante pra quê, não é mesmo?
A Lenda de Vox Machina apresenta história fantasiosa, com criaturas mágicas, num cenário de Idade Média mas também industrializado. Além disso, a trama é muito marcante e tão bem desenvolvida, assim como não perde tempo em explorar as mais diversas camadas de cada personagem ou do contexto em que eles se encontram.
Em outras palavras, é uma trama que envolve muita coisa. Você não quer isso: você quer assistir algo que você possa se desligar e nem prestar a atenção no que está vendo, seja um filme ou mesmo a parede do seu quarto, não é mesmo?
Aliás, aproveitando que falamos dos personagens, já adianto: são muitos protagonistas!
4) Muitos protagonistas
Muitas boas produções possuem apenas um protagonista, e o restante é tudo figurante ou então um personagem esquecível. Bem, nesta animação, as coisas não são assim: ela erra na quantidade de protagonistas!
Com 7 personagens principais e mais um urso de estimação, Vox Machina exagera com uma aventura liderada por 7 protagonistas, em uma história muito bem desenvolvida. Esses 7 personagens se desenvolvem? Sim, seja consigo mesmos ou em suas relações com os demais. Eles crescem e ganham o coração do público logo de início. Cada personagem deixa claro que possui uma identidade própria e uma personalidade única, bem como um background fascinante.
Mas sete? Sete é demais. Aliás, o número sete é um número do azar em muitas culturas, sabia? Além de ser número primo. Portanto, sete personagens como protagonistas é um erro. É muita coisa e estraga a série. Mesmo que eles sejam ativos e alimentam uma relação natural entre si, ao mesmo tempo em que se desenvolvem como pessoas e como heróis.
Enfim, você talvez não queira ver uma animação incrível com personagens excelentes, certo! Certo?
Conclusão: você vai querer assistir A Lenda de Vox Machina!
Se você chegou até aqui, você já deve ter entendido: A Lenda de Vox Machina é uma série animada super divertida e viciante. Sua história é empolgante e frenética, apresentando construções de personagens, de eventos e, ainda, repleta de reviravoltas inesperadas!
Aqui vemos uma forma diferente de apresentar a jornada do herói, isso é, começando já debaixo, para, então, o nosso ambicioso grupo de desajustados criarem coragem para enfrentar os desafios a frente.
Bem, importante falar: de fato a série é muito viciante e isso é um problema: ainda não saiu a terceira temporada, o que vai te deixar roendo as unhas pelo próximo capítulo dessa saga.
Até agora, A Lenda de Vox Machina conta com 2 temporadas até o momento (com uma média de 10 episódios em cada) e está aguardando a sua terceira temporada está prevista ainda para este ano! Você pode conferir as duas primeiras temporadas na Amazon Prime Video. Confira o trailer da primeira temporada abaixo: