Nesta terça-feira (23), um filme de anime intitulado A New Dawn foi anunciado para 2025. Em exclusiva para a Variety, o diretor Yoshitoshi Shinomiya contou sobre como surgiu a ideia para a história, inspirada em eventos reais. Anteriormente, Shinomiya trabalhou como ilustrador em Your Name (2016) e agora estreia na direção.

A premissa é focada em dois dias na vida de três jovens que cresceram perto da Taitou Fireworks, uma fábrica de fogos de artifício que tem 330 anos de funcionamento e está prestes a fechar. No entanto, após o desaparecimento de seu pai, Keitaro vive no local há quatro anos em um tipo de casa improvisada, em busca de respostas. Com a demolição iminente, agora ele precisa resolver o que fazer em seguida, e decide então lançar fogos de artifício deixados por seu pai com a ajuda de seu irmão e de um amigo de infância.

a new dawn anime
Imagem: Reprodução

Ainda mais, a produção é uma colaboração entre Japão e França, através da Asmik Ace e da Miyu Productions, que também será distribuidora do filme. O design de personagens está por conta de Utsushita, do grupo Minakata Laboratory, enquanto Shuta Hasunuma cuida da trilha sonora. Por fim, Akiko Majima, que também trabalhou em Your Name (2016), está na direção de arte.

Sobre A New Dawn: inspiração para o enredo

Sobretudo, a animação é um trabalho original e trata-se de um projeto pessoal do artista, que se inspirou nos terremotos que abalaram o Japão em 2011. A ideia para a criação do anime A New Dawn veio em um dia comum, quando Shinomiya estava na companhia de seu filho. Ao observar as árvores, o menino disse que viu luzes passando por elas e que conseguia “ver o mar”.

a new dawn anime
Imagem: Reprodução

Foi assim que surgiu o interesse para trabalhar a temática da nova geração e a sensibilidade com tais imagens. “Percebi que a luz que meu filho via através das árvores pareciam na verdade a superfície da água. Naquele momento pensei: ‘Este é um novo cenário do Japão e a próxima geração irá capturá-lo com este tipo de sensibilidade, embora eu tenha visto tal paisagem como algo negativo. Senti que aquele momento foi muito significativo para mim.’ Acredito que foi o início deste projeto”, conta ele.

Até o momento, o longa está em produção e ainda não possui data de lançamento. Também não há previsão de estreia no Brasil.