Um grande debate tem se instaurado na internet nas últimas semanas, principalmente dentro da comunidade gamer internacional.

A remoção de jogos voltados para adultos e os escândalos relacionados a ITCH.IO e aos processadores de pagamento de plataformas de jogos foi o início de todo esse tumulto. Você sabe como se encontra a situação atualmente? Vamos falar sobre isso na matéria de hoje.

Itch.io – Créditos / Divulgação

NOVAS INFORMAÇÕES

A cerca de 2 semanas, aqui mesmo no Geekpop News, nós cobrimos uma enorme discussão que ocorreu na internet sobre o banimento de jogos de plataformas online. Caso tenha interesse em ler a matéria, ela ajudará a compreender o contexto para como as coisas chegaram onde estão agora.

Após todos os relatos abordados na última matéria, alguns dos envolvidos deram novas declarações sobre a proporção que a situação chegou.

Por parte da Collective Shout, foi dito que eles apenas queriam tirar conteúdos específicos, mas não tinham controle de como a Steam ou a Itch.io iriam reagir. E que só teriam falado com os processadores de pagamento após a Steam ignorá-los por 3 meses. Isso poderia implicar que a Steam não queria ceder aos pedidos de retirada de jogos.

Stean – Créditos: Divulgação

Da mesma forma, as operadoras de pagamento, também fizeram uma declaração “se explicando” sobre a retirada de conteúdo. Ao mesmo tempo, dizendo que as acusações da internet estariam mentindo sobre o que eles pediram à Steam.

MAS E O CASO DA ITCH.IO?

Bom, levando em conta o fator (conteúdo x plataforma) que foi a principal discussão dos usuários em redes sociais, por que, então, a ITCH.IO removeu todo o conteúdo adulto?

A Collective Shout disse que eles nunca pediram ao itch.io para removerem todos aqueles jogos, apenas os que tivessem violência sexual e tortura de mulheres. O que configura conteúdo ilegal em muitos países. Entretanto, jogadores alegaram que em uma das declarações dessas empresas, envolvia dizer diretamente sobre as plataformas; E como elas facilitavam vendas de jogos com (abuso infantil, incesto e estupro). O que foge da afirmação de “apenas alguns jogos“, como dito pela ONG.

Por que todo o conteúdo adulto foi removido da ITCH.IO?

Em suma, essa remoção ocorreu da maneira que ocorreu, devido à maneira como a plataforma foi criada e funciona. Eles são uma plataforma aberta que funciona de maneira diferente da Steam. Chamada de “UGC – User-Generated Content” (Conteúdo gerado por Usuário) e com mais de 2 milhões de páginas de conteúdo. Por isso, apesar da raiva dos fãs, jogadores, usuários e desenvolvedores da Itch.io não tiveram escolha a não ser, ceder aos pedidos de remoção.

Após o pedido de retirada, para a Itch.io, dos conteúdos já mencionados, eles removeram todo o conteúdo adulto. Pelo fator de ser uma plataforma aberta, eles não tem controle, nem conhecimento, de todos os conteúdos postados no site.

Portanto, não conseguem retirar conteúdos específicos, diferentemente da Steam, por exemplo. O que talvez responda o porquê de, apesar da preocupação inicial com a remoção de jogos na Steam, o assunto só explodiu após o ocorrido na Itch.io. Juntando isso com o fato de serem, como empresa, bem pequenos, em volume de funcionários e dinheiro, pouco tinham como revidar.

CONFUSÃO COM OS USUÁRIOS

Diferentemente do que se achava nos primeiros dias de confusão, aparentemente, a Itch.io apenas “desindexou” as páginas desses jogos, e não os removeu completamente. O que vai contra o relato de vários jogadores, entretanto, isso implica que ainda seria possível acessar e fazer o download desses jogos a partir de um link direto para a página do jogo, ou se você já tivesse o jogo na biblioteca.

Só seria impossível de acessar se o próprio desenvolvedor tivesse removido o jogo do site. Com isso, a itch.io pediu para que os jogadores que tiveram o problema do jogo sumir da biblioteca entrassem em contato com o suporte.

DECLARAÇÃO DAS OPERADORAS DE PAGAMENTO

Em suas declarações, ambas, Visa e MasterCard, fizeram igual a Collective Shout sobre a situação (conteúdo x plataforma). Afirmando que apenas conteúdos ilegais sofreriam essa retirada. Ou seja, conteúdos que seguissem as normas legais não teriam que ser removidos. As declarações deles podem ser vistas nos links anexados acima.

Empresas de operação de pagemento (Visa, MasterCard, RedeShop, American Express, Hipercard e Diners Club) – Créditos: Reprodução

Com isso dito, eles enviaram à ITCH.IO, uma lista de conteúdos “problemáticos“. Ao mesmo tempo, a plataforma e aos usuários, viram que nem todos os itens na lista eram ilegais.

Portanto, a ITCH.IO, logo após isso, já começou conversas com outras empresas de pagamento que, nesse caso, não tentariam ter o controle sobre o tipo de conteúdo do site. Umas delas foi a Stripe, uma grande empresa de pagamentos lá fora, e está no Brasil desde 2019.

Após isso, a VALVE também foi responder sobre a situação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A parte 2 foi postada em outra matéria e pode ser lida aqui mesmo no GeekPop News.

Imagem de capa: Steam: Divulgação