A Sereia da Floresta ganha o Prêmio de Ouro no Japan International Manga Award
O mangá A Sereia da Floresta, de Hiro Kawahara, conquistou o Prêmio de Ouro na 18ª edição do Japan International Manga Award. Este é o maior reconhecimento do evento, que celebra a excelência na produção de mangás em todo o mundo.
Publicado inicialmente de forma independente em 2021, A Sereia da Floresta recebeu uma reedição pela editora JBC em 2023. Foi essa versão revisada que participou da competição e encantou os jurados com sua qualidade e narrativa envolvente. O mangá é um volume único que não apenas impressionou os especialistas, mas também conquistou leitores ao redor do mundo.

Sinopse:
“Uma sereia faz um pacto para sobreviver em outro mundo e em outro corpo. Ela ressurge em uma floresta europeia, durante a Idade Média, onde encontra uma médica e alquimista persa. Juntas, elas tentam se adaptar a essa nova realidade, ao mesmo tempo, em que a Grande Peste e a Inquisição assolam o mundo ao redor delas.“
Além do triunfo de A Sereia da Floresta, o Brasil também foi representado por Última Chamada Para Deixar a Terra, de Cassio Ribeiro, que levou o Prêmio de Bronze. Publicado de forma independente em maio de 2023, o quadrinho destacou-se entre os participantes e reforçou a presença brasileira no evento.

Sinopse:
“Última Chamada para Deixar a Terra é um quadrinho que conta a história de Rita, Carlos e Lucas. Três Amigos que participaram de um evento que mudou suas vidas para sempre: Eles fotografaram um alienígena… Pelo menos foi o que se espalhou na pequena cidade de Caminho da Anta.
Anos depois, a agora fotógrafa Rita, volta para Caminho da Anta para descobrir o que realmente aconteceu e como aquele dia mudou a vida dos três e da cidade.
Uma fotógrafa traumatizada, um ufólogo desesperado por atenção e um membro de culto procuram por uma resposta.“
LEIA TAMBÉM: Haikyuu!!, Look Back e Gundam SEED Freedom são destaques entre os indicados ao 48º Japan Academy Film Prize
Criado em 2007, o Japan International Manga Award pretende reconhecer artistas que promovem a cultura do mangá em escala global. O evento tem ganhado destaque internacional, e os quadrinhos brasileiros se tornaram presença constante entre os premiados desde 2018.
Com a vitória de A Sereia da Floresta, o Brasil alcançou um marco histórico, tornando-se o primeiro país a conquistar o Prêmio de Ouro na competição. Confira outros quadrinhos brasileiros que já foram premiados:
- Romaria (Jun Sugiyama e Alexandre Carvalho);
- Ye (Guilherme Petreca);
- Ritos de Passagem (Lucas Marques);
- Fujie e Mikito (Marcelo Costa e Yuri Andrey);
- Nina no Mundo Subterrâneo: O Rato é o Gato do Rato (Pedro Sotto);
- Amarelo Seletivo (TalessaK e Ricardo Tayra);
- Reward (Kenji Okagawa).
O reconhecimento de A Sereia da Floresta no Japan International Manga Award demonstra o talento e a criatividade dos artistas brasileiros no universo dos mangás. Com esse sucesso, os quadrinhos nacionais continuam ganhando destaque no cenário internacional, consolidando o Brasil como um importante produtor de histórias em quadrinhos.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.