A agressão de Will Smith à Chris Rock durante a 94 edição do Oscar gerou uma onda de comentários na internet mundial. Figurou a madrugada toda entre os assuntos mais comentados no Twitter.
Logo após o final da cerimonia, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se pronunciou através de sua conta oficial no twitter. Veja abaixo:
O que diz a nota
A nota diz: “A Academia não tolera nenhuma forma de violência. Hoje a noite temos o prazer de celebrar nossos vencedores do 94º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo.“
A nota, entretanto, não cita nenhuma possível punição a Will Smith. Críticos de cinema nos Estados Unidos avaliam que a atitude de Smith pode resultar em uma punição mais severa pela Academia, ou seja, a perda do prêmio. Isso porque Smith infringiu as rígidas regras do código de conduta da entidade.
O código de conduta atual foi redigido a 5 anos após os inúmeros escândalos de violência sexual sofrida pelas mulheres na indústria de Hollywood. Nesse novo documento, portanto, é frisado a importância de defender os valores da Academia. Entre os termos estão a inclusão, a promoção de ambientes de apoio e o respeito pela dignidade humana.
Esses termos podem ser aplicados tanto a Will Smith quanto a Chris Rock, já que a piada do comediante atinge diretamente a dignidade de Jada Pinkett Smith, diagnosticada com Alopecia, uma doença autoimune que causa a queda dos cabelos.
Não existe precedente sobre agressões ao vivo no palco do Oscar. Entretanto, a Academia deve se pronunciar nos próximos dias a respeito de Will Smith e Chris Rock. De acordo com Departamento de Polícia de Los Angeles, Chris Rock não registrou o caso de agressão.
Atualização
Em uma nova nota, a Academia diz que “Condena os atos do Sr. Smith (Will Smith) durante o show da noite passada. Iniciamos uma revisão formal e oficial em torno do incidente, e exploraremos outras ações e consequências de acordo com nosso Estatuto, Padrões de conduta e pela Lei do estado da Califórnia”.
Atualizado em 28/03/2022 às 16:48