Entre os dias 12 e 20 de junho, acontece a 13ª edição do Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba. Mais de 80 longas e curtas-metragens serão exibidos durante o evento. As sessões acontecem nas principais salas de cinema de Curitiba. As mostras vão exibir não apenas filmes recentes, mas também clássicos. O festival é um dos mais importantes dedicados ao cinema no Brasil. 

Entre os destaques da programação, estão três produções que são adaptações literárias. “Retrato de um Certo Oriente” de Marcelo Gomes, baseado em um romance (vencedor do prêmio Jabuti) de Milton Hatoum, “Mário de Andrade, O Turista Aprendiz” de Murilo Salles, livre adaptação dos registros de Mário de Andrade em viagem realizada pelo Rio Amazonas e “O Comboio do Medo” de William Friedkin, clássico do cinema, baseado na obra do autor francês Georges Arnaud.

Da mesma forma, outros filmes têm a literatura como elemento principal. A programação conta com filmes nacionais, estrangeiros e colaborações entre o Brasil e outros países. As salas de cinema estão localizadas no Cine Passeio, no Cinemark Mueller, na Ópera de Arame. O Teatro da Vila, que fica no CIC (Cidade Industrial de Curitiba), também vai ter sessões. 

Ingressos

Crédito: Divulgação

Os ingressos estão à venda no site oficial do festival. Os valores dos ingressos variam de R$ 8  (meia-entrada) a R$16. A programação, assim como o endereço das salas de cinema também estão disponíveis no site. Lembrando que as sessões no Teatro da Vila são gratuitas. Uma boa notícia é que os curtas-metragens brasileiros que fazem parte do festival estão disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play, entre 18 de junho e 07 de julho. Dessa forma, quem não comparecer poderá assistir, e quem quiser poderá ver de novo.

A 13ª edição do Olhar de Cinema é uma iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, com apoio tanto do Governo do Estado, quanto do Governo Federal. O evento conta com patrocínio do Itaú e Peróxidos do Brasil. Além disso também é apoiado por órgãos e empresas do Paraná.