Título ganhou aprovação do Conselho Universitário da Instituição

O Conselho Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) concedeu o título de Doutora Honoris Causa à poeta mineira Adélia Prado. Dessa forma, a homenagem reconhece a trajetória de um dos maiores nomes da literatura brasileira. 

A poeta tornou-se marcante na literatura por retratar o universo doméstico, a vida provinciana, assim como os atos simples e diários. Além disso, Adélia Prado sempre falou sobre fé, sobretudo pela ótica do catolicismo. Algumas de suas obras mais famosas são “Bagagem” (1976), “O Coração Disparado” (1978) e “A Duração do Dia” (2010).

A trajetória de Adélia Prado está diretamente ligada à história da Universidade do Estado de Minas Gerais. Ela ingressou no curso de Filosofia em 1965, quando a instituição ainda era Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis (Fafid). Essa instituição, décadas mais tarde, se transformou na Unidade Divinópolis da UEMG

Adélia Prado é vencedora do Prêmio Jabuti (1978), e também já recebeu o Prêmio Camões e o Prêmio Machado de Assis, as maiores honrarias das literaturas portuguesa e brasileira. Ambas premiações foram outorgadas à ela em 2024. 

Além disso, ganhou a condecoração do governo brasileiro com a Ordem do Mérito Cultural em 2014. A entrega do título de Doutora Honoris Causa à Adélia Prado deverá acontecer em uma cerimônia solene. As datas devem ser divulgadas pela UEMG em breve.