Adolpho Veloso, diretor de fotografia de ‘Sonhos de Trem’, soma produções premiadas e indicações ao longo dos 11 anos de carreira

Entre os nomes citados na shortlist do Critics’ Choice Awards, Adolpho Veloso carrega consigo a expectativa de um Oscar para o Brasil, 7 prêmios e mais de 20 indicações para o seu trabalho, que agora circula como um dos favoritos dos críticos de cinema e da imprensa pelo mundo.

Ao viajar para acompanhar o lançamento e as campanhas de premiações do filme Sonhos de Trem (Train Dreams), percebeu a repercussão de seu trabalho, visto como impactante em cada frame, e a expectativa de sua nação em torno deste reconhecimento. Mas, como artista, ele tem seus momentos de fraqueza e, em entrevista à RFI, afirmou:

“É muito louco. Você nunca imagina, quando está filmando, que isso vai acontecer. Não é uma coisa que faz muito sentido, ao mesmo tempo, é tão surreal que eu prefiro nem pensar tanto. E é um ano extremamente difícil, com muito filme bom, acho que é um dos melhores anos do cinema nos últimos tempos”

O trabalho de Adolpho Veloso

Drama, documentário, fantasia, romance, seja qual for o gênero, ele capta a essência de cada cena e transmite ao espectador. Como diretor de fotografia, ele precisa liderar uma equipe que atua em diferentes camadas de construção do cenário. Câmera. Iluminação. Elétrica. Cada peça opera em conjunto e sob a leitura coesa do diretor de fotografia. O diretor do filme. E o diretor da produção. Suas lentes operam para transmitir a comunicação fluida da união de pensamentos.

Conheça o diretor de fotografia de Sonhos de Trem, que é uma das apostas para vencer o Oscar de 2026
Diretor de Fotografia Adolpho Veloso | Crédito: Reprodução / IMDb

Assim, nesses onze anos de carreira, ele somou diversos títulos, como o ABC Trophy de Melhor Fotografia em curta-metragem, no filme Diana em 2018. E o mesmo prêmio, no mesmo ano, para o filme Yoga: Arquitetura da Paz. Este último também lhe concedeu nessa categoria o prêmio internacional IMAGO, em 2019. Já em 2020, foi vencedor do Festival de Cinema Valência-Mediterrâneo pelo filme Mosquito. Pelo qual ganhou o ABC Trophy e Melhor Fotografia em Longa-Metragem pelo AIP Cinema Awards em 2021. E o prêmio de Melhor Fotografia pela Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles para o filme Sonhos de Trem.

As indicações

Com o Critics’ Choice Awards em 2025 somado ao seu currículo de indicações e reconhecimento, ele é cotado como um dos favoritos para ser o ganhador do Oscar de Melhor Fotografia em 2026. Confira algumas indicações que figuram em sua jornada:

  • 2017 – Yoga: Arquitetura da Paz, prêmio Imagens da Câmera, Polônia
  • 2018 – Tagua Tagua: Vestígio de Pó, prêmio Imagens da Câmera, Polônia
  • 2019 – Labirinto: Milagre, prêmio Imagens da Câmera, Polônia
  • 2019 – Tungstênio, prêmio de Cinematografia ABC, Austrália
  • 2021 – Mab an Tarz: filho da espuma, prêmio AIP Cinema Awards, Portugal
  • 2022 – Jóquei, prêmio Sociedade Americana de Cinematógrafos, EUA
  • 2022 – Tornando-se Elizabeth | Episódio Mantenha sua faca afiada, prêmio Imagens da Câmera, Polônia (compartilhado com Justin Chadwick)
  • 2022 – Tornando-se Elizabeth, prêmio Sociedade Real de Televisão Reino Unido
  • 2022 – Rodantes, prêmio de Cinematografia ABC, Austrália
Filmes Jóquei, Sonhos de Trem e Mosquito do diretor de fotografia Adolpho Veloso
Filmes Jóquei, Sonhos de Trem e Mosquito do diretor de fotografia Adolpho Veloso | Crédito: Reprodução / IMDb

A história cotada para o Oscar

Lançado em janeiro na Netflix, Sonhos de Trem gira em torno de um lenhador que precisa lidar com seus sentimentos e situações adversas em meio às transformações sociais do século XX. Uma adaptação do livro de mesmo nome, de Denis Johnson, lançado em 2011. O título era, originalmente, parte da edição de verão de 2002 da The Paris Review.

Essa adaptação, do diretor Clint Bentley, parceiro de Veloso em outros filmes, como Jóquei, busca retratar a jornada de um homem comum do século XX, atribuindo drama e se aprofundando no emocional do personagem. Com essa visão, este longa já possui indicações de Associações de Críticos de Cinema de Austin, Washington DC, Phoenix, Portugal, entre outros.

Além dos prêmios que ganhou, a expectativa com Oscar de 2026 aumenta agora que o o diretor de fotografia está na shortlist da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, na categoria de Melhor Fotografia, divulgada nesta terça-feira (16).

Imagem de capa: Reprodução / IMDb

Estagiária sob supervisão de Ana Clara Paiva

Matéria atualizada em 16/12/2025 às 19h02 por Ana Clara Paiva, Editora-chefe. Alteração: inclusão da informação sobre a shortlist do Oscar.