Diretor de fotografia de “Sonhos de Trem”, Adolpho Veloso já levou estatuetas nesta temporada de premiações
O Brasil segue fazendo bonito nas grandes premiações de Hollywood! Pelo segundo ano consecutivo, nosso cinema emplacou múltiplas nomeações ao Oscar e já gera expectativas para novas conquistas. Além do sucesso de “O Agente Secreto“, que emplacou quatro indicações, o país possui mais um representante: o diretor de fotografia Adolpho Veloso, indicado na categoria Melhor Fotografia por “Sonhos de Trem“.
O brasileiro concorre ao lado de Claudio Miranda (F1), Dan Laustsen (Frankenstein), Łukasz Żal (Hamnet), Michael Bauman (Uma Batalha Após a Outra) e Autumn Durald Arkapaw (Pecadores). Neste mês de janeiro, Veloso já se consagrou vencedor em duas ocasiões em 2026: no Critics Choice Awards e no prêmio da Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles (LAFCA).
Adolpho Veloso iniciou a carreira em curta-metragens
Natural de São Paulo, Adolpho Veloso iniciou a carreira em produções brasileiras antes migrar para Hollywood. O diretor de fotografia trabalhou em curta-metragens até realizar sua estreia em documentários em 2017 com “On Yoga: Arquitetura da Paz“, do diretor Heitor Dhalia, conhecido por séries como “Arcanjo Renegado” e “Os Donos do Jogo“.
O primeiro projeto nos cinemas veio com “Mosquito“, filme português do cineasta João Nuno Pinto lançado em 2020. Já na indústria estadunidense, Veloso realizou sua estreia em 2021 com “Jockey“, longa de Clint Bentley. Em 2024, trabalhou no curta-metragem “American Cancer Story” do cineasta brasileiro José Padilha.
LEIA MAIS:

Diretor de fotografia trabalhou em clipes de Pabllo Vittar, Glória Groove e outros
Além das telonas, Adolpho Veloso também possui um trabalho distinto em videoclipes. Sua estreia no formato ocorreu no clipe de “Rastro de Pó”, canção de Tagua Tagua lançada em 2018. Posteriormente, o diretor de fotografia também trabalhou em clipes de Labrinth, Lefa, Tom Misch, Yussef Dayes, BK e na parceria de Pabllo VIttar com Glória Groove, “Ameianoite”.
“Sonhos de Trem” conta com iluminação 99% natural
Conhecido por sua fotografia naturalista, Veloso imprime essa marca registrada no trabalho em “Sonhos de Trem”, que foi filmado com iluminação 99% natural. Além disso, o projeto também é uma reedição de sua parceria com o cineasta Clint Bentley.
O longa adapta o livro homônimo de Denis Johnson e traz Joel Edgerton no papel protagonista como Robert Grainier, um lenhador que lida com perdas pessoais enquanto participa da construção de ferrovias no início do século XX, época que provocou mudanças profundas na sociedade dos Estados Unidos. O filme já está disponível no catálogo da Netflix.
Veloso criou conexão entre “Sonhos de Trem” e música brasileira
Em entrevista para a Netflix, Veloso revelou que criou uma conexão curiosa entre “Sonhos de Trem” e a duo brasileira Anavitória. Durante o período de gravações, o diretor de fotografias enviou vídeos do set de filmagens na cidade de Spokane, nos Estados Unidos, para Ana Caetano, cantora da dupla. As imagens se tornaram inspiração para ‘spokane’, uma das canções do disco “Claraboia”.
“Eu sou muito amigo da Ana. Quando a gente estava em Spokane eu enviei alguns vídeos para ela. Ela, olhando aquele vídeo, tocou uma coisa no piano, colocou as duas coisas juntas ali, no momento, e ficou muito bonito. Aí ela me mandou uma mensagem meses depois falando: ‘Olha, eu acho que vai entrar no álbum!’. Então, (‘spokane’) é quase que uma ‘soundtrack’ não oficial do filme”, disse Veloso.
Imagem de capa: Divulgação/IMDB
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.