A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou as shortlists para 10 categorias do 97º Oscar, e o Brasil brilha na disputa de Melhor Filme Internacional com “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles. A produção, que traz Fernanda Torres no elenco, já desperta expectativas de uma possível indicação da atriz ao prêmio de Melhor Atriz. Com isso, o Brasil pode estar na lista final que será anunciada no começo de janeiro.

A competição nesta categoria é acirrada, com filmes de 85 países e regiões tendo sido submetidos para avaliação. Apenas 15 avançaram para a próxima etapa, incluindo produções de países como França, Itália, Alemanha e Tailândia. Os filmes selecionados passam por rigorosa análise dos membros da Academia, que precisam cumprir critérios de visualização para participar do processo de votação.

Ainda Estou Aqui” destaca-se como uma obra profundamente emocional, reafirmando a força do cinema nacional em contar histórias universais. Walter Salles, conhecido por trabalhos como “Central do Brasil” e “Diários de Motocicleta”, retorna ao Oscar com uma obra que promete comover o público e os votantes. Assim como Fernanda Torres, que poderá seguir os passos da mãe se indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme.

Brasil avança no Oscar 2025 com “Ainda Estou Aqui”.
Foto: Reprodução

As indicações finais ao Oscar serão anunciadas em 17 de janeiro de 2025, e a cerimônia acontece em 2 de março.