Inicialmente a corrida pelo Oscar vem muito antes da premiação e a participação nessa série de festivais e eventos ajudam para a consolidação de Ainda Estou Aqui na indústria cinematográfica. Com os olhares atraídos para o filme, aumentam as chances da obra ter a sua estatueta dourada em 2025.
Sem dúvida esse investimento da própria equipe, cria curiosidade em possíveis novos espectadores. O elenco embarcou meses de campanhas em estreias marcando sua presença e garantiu alguns prêmios como: Melhor Roteiro no 81 Festival de Cinema Veneza e de Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro para a atriz Fernanda Torres.
LEIA TAMBÉM: Será que acaba? Polêmicas envolvendo Blake Lively e Justin Baldoni continuam

Quais premiações ainda podem ser essenciais para o Oscar
No contexto atual, mesmo com as vitórias do elenco, o filme concorre a algumas categorias em diferentes premiações que podem impulsionar o triunfo da obra para o Oscar. Com o ganho desses troféus aumentam os parâmetros, podendo chamar atenção de votantes da A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Conheça quais premiações, categorias e concorrentes da obra de Walter Salles continuam em andamento:
BAFTA 2025: Melhor Filme em Língua Não Inglesa;
- “Ainda Estou Aqui” (Brasil)
- “Emilia Pérez” (França)
- “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha)
- “Kneecap – Música e Liberdade” (Irlanda)
- “Tudo Que Imaginamos Como Luz” (Índia)
Critics Choice Awards 2025: Melhor Filme Estrangeiro
- “Ainda Estou Aqui”
- “Tudo que Imaginamos Como Luz”
- “Emilia Pérez”
- “Flow”
- “Kneecap – Música e Liberdade”
- “A Semente da Figueira Sagrada”
Goya 2025: Melhor Filme Ibero-Americano
- Agarrame fuerte (Uruguai)
- Ainda Estou Aqui (Brasil)
- El Jockey (Argentina)
- Memorias de un cuerpo que arde (Costa Rica/Espanha)
- No Lugar da Outra (Chile)
Certamente, falta muito pouco para a cerimônia final e isso deixa todos os espectadores e fãs com a ansiedade a mil, não muito diferente de como os brasileiros se sentiram com as indicações sendo um verdadeiro clima de Copa do Mundo com o filme brasileiro nos indicados do Oscar em 3 diferentes categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz e o de Filme Internacional.
A obra pode levar a estatueta dourada de Filme Internacional?
Em meio aos acontecimentos envolvendo a atriz Karla Sofía Gascón, exposta na rede X com seus posts polêmicos resgatados pelos usuários, atacando minorias podem ter aumentado as chances de do filme brasileiro, com a hesitação dos votantes para o filme “Emilia Peréz”. É claro, isso não garante a vitória da obra de Walter Salles, mas, altera a visão da sua concorrente diante a crise.
Portanto, é fato que toda conquista internacional brasileira deixa todos com um sentimento de pertencimento, ou até mesmo de que independente se a obra levar ou não a estatueta dourada, já ganhamos por estar fazendo parte da história do Oscar.
O evento do Oscar irá ocorrer dia 2 de março de 2025 a partir das 21h no horário de Brasília.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.
Matéria supervisionada por Mário Guedes – 03/03/2025