Matéria escrita com ajuda da redatora Maria Eduarda.

“Sem Pensar no Amanhã” é um documentário de 45 minutos, que será lançado amanhã, dia 15 de julho. O registro é um marco na história do cantor Alceu Valença, que passou por um período de processo criativo muito intenso durante o período de quarentena. O documentário tem como foco a criação do álbum de Alceu Valença, lançado no ano passado em 2021, também com o nome “Sem Pensar no Amanhã”.

O documentário “Sem Pensar no Amanhã” mostra um lado do cantor Alceu Valença que até então o público não conhecia. De início, poder assistir o músico em momentos íntimos e descontraídos foi um dos pontos altos do filme, além de poder ouvir as histórias únicas de pessoas próximas ao artista. 

Reprodução: Foto da capa do álbum de Alceu Valença "Sem Pensar no Amanhã"
Reprodução: Foto da capa do álbum de Alceu Valença “Sem Pensar no Amanhã”

A arte de Alceu Valença durante a quarentena

Alceu Valença apresentou parte de sua vida durante a quarentena por conta da pandemia da COVID-19, período em que muitas vidas foram perdidas e muitas pessoas se viram solitárias. 

Assim, o cantor mostra a sua vivência nesse período. Com o tempo livre, o músico se reencontrou na sua própria arte e conseguiu produzir ainda mais, passando por um processo de criação e até mesmo de pesar,  muito intenso. 

“Sem Pensar no Amanhã” possibilita aos fãs e pessoas que admiram o trabalho de Alceu Valença, conhecerem verdadeiramente um lado do cantor que até então era desconhecido. 

Esse aspecto mais intimista da vida dele, ele traz o fato da vida ter sido corrida nos últimos tempos, ao ponto de ter perdido o hábito de tocar violão, por exemplo. 

Nesse sentido, fica muito evidente durante o registro que foi a arte que de fato trouxe uma possibilidade de respiro, entre o caos e o isolamento.

Há cenas que retratam um pouco do processo técnico, da produção das músicas e esse é um ponto alto no documentário. Ao visualizar Alceu no estúdio cantando seus grandes sucessos, é possível sentir o amor do cantor por sua obra.

Reprodução: Documentário "Sem Pensar no Amanhã" , Alceu Valença
Reprodução: Documentário “Sem Pensar no Amanhã” , Alceu Valença

Nostalgia

Apesar do documentário focar em suas novas produções e sua vivência na pandemia, é impossível não sentir nostalgia em suas canções. Suas novas músicas lembram suas obras passadas, afinal, a arte de cada um é sempre única. Alceu Valença produz músicas com letras memoráveis que marcam não só o documentário, como também o espectador. 

Entrevistas e parceria

“Sem Pensar no Amanhã” tem uma estrutura narrativa muito interessante por retratar não exatamente a história de vida de Alceu Valença, mas sim os projetos e realidades presentes, que estão no momento atual. O filho e a esposa do cantor mesclam entre comentários o que puderam observar dele durante esse período, além de cada sentimento que preencheu os dias com canções. Desde as diversas angústias e medos até o acolhimento e as lembranças. 

Além disso, um ponto muito marcante e emocionante é o relato da parceria entre Alceu Valença e Paulo Rafael, guitarrista memorável, que faleceu em 2021, aos 66 anos. Na época, Paulo estava internado, em um processo de tratamento de um câncer. 

No documentário é evidente a amizade e admiração mútua entre os dois artistas, que já tinham uma longa história de carreira e parceria. 

Reprodução: Capa do álbum de Alceu Valença e Paulo Rafael / Por J. Borges
Reprodução: Capa do álbum de Alceu Valença e Paulo Rafael / Por J. Borges

O documentário tem muito o que nos mostrar sobre o processo de um artista

Há uma verdade muito singela e real durante o documentário: a realidade de ser um artista. Todo esse processo do “glamour” de obras consagradas, saem de momentos descontraídos, muitas vezes em casa. Sem Pensar no Amanhã nos traz essa sensibilidade e diversos pontos. 

Desde esse processo do artista com o seu objeto de trabalho (no caso Alceu Valença e seu violão), até o sentimento de revisitar antigas criações e o processo de escrever músicas novas. 

Reprodução: Documentário "Sem Pensar no Amanhã" , Alceu Valença
Reprodução: Documentário “Sem Pensar no Amanhã” , Alceu Valença

O sentimento mais presente, de fato, é que o nosso presente para o mundo é aquilo que produzimos. 

Além disso, Alceu Valença é um cantor que tem o seu legado na história da música brasileira.

Portanto, para conferir o primeiro álbum do projeto clique aqui.

“Sem pensar no amanhã”, dirigido por Marcos Credie, mostra músico durante a quarentena, período em criou novas canções e revisitou a própria obra, resultando em quatro discos; este é o primeiro lançamento audiovisual do coletivo Pipoca em um formato sem intermediários na distribuição, sem dependência de algoritmos, com renda direcionada diretamente ao artista.

Dessa forma, O filme estará disponível a partir de 15 de julho, diretamente no site Sympla por R$12,00.