A recente pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” mostrou um dado interessante. Embora o livro físico ainda seja relevante, principalmente para gêneros como ficção e autoajuda, o crescimento da leitura digital é inegável. Além disso, a Inteligência Artificial (IA) está transformando os hábitos de leitura de diversas maneiras, tanto para o leitor quanto para o processo de criação e disponibilização de conteúdo.
Leitura mais dinâmica
Um levantamento realizado pelo GeekPopNews mostrou que os hábitos de leitura vêm mudando bastante. A rotina, muitas vezes agitada e cheia de compromissos, atrapalhou a frequência com que as pessoas estão lendo. Muitas vezes separam um tempo entre os compromissos para fazê-lo. Além disso, os audiolivros ganharam cada vez mais adeptos, uma vez que ouvir uma história é mais prático e otimiza mais a leitura.
Muitas pessoas, principalmente jovens que estão na universidade, confessam que leem por obrigação, ou livros da própria área de estudo, ou atuação profissional. Além disso, também há a preferência por livros mais curtos e interativos, como mangás e HQs. Mas a grande maioria dos entrevistados afirmou que lê mais os livros digitais, principalmente no formato Kindle.
Kindle: melhor preço e acessibilidade
Segundo as pessoas ouvidas, a leitura no Kindle é mais flexível que no livro físico. Além disso, o fato do Kindle ter um preço mais acessível e a facilidade da compra são outros fatores que fazem a diferença. Livro físico: item de colecionadorApesar do crescimento dos livros digitais, a grande maioria dos leitores considera o livro físico como um item de valor sentimental.
Portanto, fazem questão de colecionar os exemplares, mesmo que ler fisicamente não faça parte da rotina. Romances e ficção são os campeões na escolha dos leitores, apesar de livros voltados para a saúde mental e comportamento também serem bastante citados.
A tecnologia é sempre bem-vinda, no entanto, é preciso analisar porque o número de leitores vem caindo ultimamente, e disso está diretamente ligado aos hábitos de leitura atuais.