Alice Carvalho coleciona sucessos na TV, no cinema e no streaming

Na última quinta-feira (22), o longa O Agente Secreto conquistou quatro indicações ao Oscar 2026, um importante reconhecimento ao cinema nacional. Um dos destaques do filme é a atuação de Alice Carvalho, que interpreta Fátima, a esposa do protagonista Marcelo (Wagner Moura).

A atriz nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, e é formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Iniciou sua trajetória artística ainda jovem, com trabalhos no teatro. Em 2014, estreou a peça Do Amor, que escreveu e interpretou.

Já em 2016, lançou a websérie autoral Septo, vencedora do prêmio de Melhor Websérie no Buenos Aires Webfest em 2017. Pouco depois, estreou na TV aberta com a série Segunda Chamada (2019), da TV Globo. Hoje, aos 29 anos, a artista acumula trabalhos na televisão, no cinema, no teatro e no streaming.

“Cangaço Novo” e o sucesso no streaming

Alice Carvalho conquistou o grande público e a crítica com sua atuação em Cangaço Novo. A série do Prime Video estreou em 2023 e é ambientada no sertão nordestino. Além do sucesso nacional, a produção alcançou audiências internacionais e entrou no top 10 de obras mais assistidas em 49 países.

Na trama, Alice interpreta Dinorah, a única mulher da gangue. Pelo papel, a atriz potiguar venceu o troféu de Melhor Atriz de Série de Ficção no Prêmio Grande Otelo de Cinema. A artista retorna na segunda temporada da série, que estreia em 24 de abril.

A atriz Alice Carvalho volta para a 2ª temporada de "Cangaço Novo"
Alice Carvalho como Dinorah em “Cangaço Novo”. Crédito: Reprodução/IMDb

A conquista da TV aberta e do cinema

Após o sucesso de “Cangaço Novo”, Alice conseguiu seu primeiro papel de destaque na TV aberta. Em 2024, integrou o elenco de Renascer, remake do clássico de 1993, ampliando ainda mais sua projeção junto ao público.

A artista interpretou Joaninha, personagem originalmente vivida por Tereza Seiblitz. O núcleo da personagem ao lado do marido, Tião Galinha (Irandhir Santos), conquistou a audiência. Com a performance, Alice recebeu indicação a Melhor Atriz Revelação no prêmio Melhores do Ano, da TV Globo.

Além disso, no mesmo ano, a atriz também fez sucesso nos cinemas com o longa Ângela. Pelo desempenho na produção, foi indicada à categoria de Melhor Atriz Coadjuvante de Longa-Metragem no Prêmio Grande Otelo de Cinema.

“O Agente Secreto” e a fama internacional

Em 2025, Alice Carvalho ganhou projeção internacional com “O Agente Secreto”, representante brasileiro no Oscar 2026. Além de conquistar o público estrangeiro, a atriz recebeu elogios da crítica e de nomes consagrados do cinema, como o diretor Ryan Coogler.

Responsável por Pecadores, longa com o maior número de indicações ao Oscar da história, Coogler enviou uma mensagem à atriz durante o Critics Choice Awards 2026. No depoimento, elogiou sua atuação e declarou-se fã do trabalho de Alice. Além disso, em outra ocasião, o cineasta afirmou que a plateia ficou impressionada com sua interpretação durante uma sessão do longa.

Ainda em 2025, a atriz participou de Guerreiros do Sol, interpretando Otilia. A produção do Globoplay ficou em segundo lugar no ranking de telenovelas mais assistidas na plataforma em junho daquele ano.

Alice Carvalho integra elenco de "O Agente Secreto"
Alice Carvalho interpreta Fátima em “O Agente Secreto”. Créditos: Reprodução/IMDb

Outras versões de Alice

Além da atuação, Alice Carvalho também explora outras áreas do audiovisual. A artista dirigiu e roterizou o curta Navio (2023), que acompanha a jornada da catadora Dandara. A trilha sonora foi assinada por BaianaSystem. Inclusiva, a banda é parceira de longa data de Alice, que roteirizou o clipe A Vida é Curta para Viver Depois (2021).

Além disso, Alice também atua como escritora e cantora. A artista já tem três livros publicados: Do amor e algumas crônicas (2015), A Princesa Empoderou (2018) e INKUBUS (2024). Na música, colaborou com BaianaSystem e Anitta, com a música Balacobaco, além de emprestar sua voz para cenas musicais em “Renascer” e “Cangaço Novo”.

O papel da representatividade

Como uma mulher negra, bissexual e nordestina, a atriz potiguar reconhece a importância da representatividade e busca honrar suas origens. Além de colecionar papéis com raízes nordestinas, como em “Renascer” e “Cangaço Novo”, a artista dá vida a personagens LGBTQIAPN+, como em “Guerreiros do Sol”. Inclusive, em entrevista ao Gshow, Alice declarou que:

“Minha preocupação está mais voltada para a responsabilidade de lutar por mais espaços a serem ocupados por meus pares e outros corpos invisibilizados. Ser enxergada (ou não) como um exemplo é consequência das minhas atitudes.”

Assim, Alice Carvalho consolida-se como uma artista versátil, que transita entre diferentes linguagens e meios de produção, colecionando sucessos na TV, no cinema e no streaming.

Imagem de capa: Divulgação/Maga Maju