Morreu ontem, 13 de maio, aos 92 anos a escritora canadense e ganhadora do prêmio Nobel de Literatura Alice Munro. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira. A causa da morte não foi informada. Alice Munro já vinha sofrendo com uma saúde frágil e estava com demência há alguns anos. De acordo com informações do jornal The Guardian, ela estava vivendo em uma casa de repouso em Ontário, no Canadá.
Alice Munro foi laureada com o prêmio Nobel de Literatura em 2013. Ela é autora de vários livros de contos, traduzidos para mais de dez idiomas. O foco no realismo psicológico, assim como nas emoções humanas deram a ela a alcunha de “Chekhov Canadense”, uma forma de referência ao escritor e dramaturgo russo Anton Chekhov (1860-1904). Algumas das obras mais conhecidas de Alice são “O Amor de uma boa Mulher” (1998), “Ódio, Amizade, Amor, Casamento” (2001),”Fugitiva” (2004), e “Felicidade Demais” (2010). “Vida Querida” de 2012 foi o livro mais recente. Além disso, Alice era dona de uma das livrarias mais famosas do Canadá.
Biografia
Alice Ann Munro nasceu em 10 de julho de 1931 em Wingham no Canadá. Ela começou a cursar jornalismo e inglês na University of Western Ontario, no entanto, não concluiu os estudos já que se casou em 1951. Ela e o marido, James Munro, se mudaram para British Columbia, onde abriram uma livraria. Eles tiveram quatro filhos. Alice se casou pela segunda vez com Gerald Fremlin, com quem viveu entre os anos de 1976 e 2013.
Alice lançou seu primeiro livro, “Dance of The Happy Shades” em 1968, pelo qual ela se tornou conhecida no país. No mesmo ano ela venceu o “Governor General’s Award”, uma das principais premiações literárias do país. Durante sua carreira, também venceu outros prêmios de renome como o National Critics Circle Award (EUA), International Booker Prize (Reino Unido), assim como o Commonwealth Writers’ Prize (estados da Commonwealth).
Nos anos posteriores, Alice publicou outros trabalhos traduzidos para vários idiomas e comercializados em diferentes países. Em outubro de 2013, Alice Munro ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, sendo a primeira escritora unicamente de contos premiada.
Leia também: Louise Glück: Legado da ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura