Considerada uma das maiores redes sociais de leitores atualmente, a Skoob vai mudar de dono. O grupo Americanas confirmou a venda para a plataforma Skeelo. A Skeelo é um aplicativo que permite o acesso a vários e-books e audiobooks e é atualmente a maior plataforma de livros digitais do Brasil. Essa venda acontece menos de três anos após a Americanas adquirir o Skoob, que atualmente conta com mais de 10 milhões de usuários.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) já foi informado da operação de venda. No entanto, segundo as informações divulgadas, o Cade ainda não se manifestou acerca do negócio. O valor da compra não foi divulgado. A venda acontece em meio a um cenário difícil para o grupo Americanas. O grupo comprou o Skoob em 2021, visando aumentar as vendas de livros pela internet e alcançar as rivais (sobretudo a Amazon). No entanto, a crise financeira de 2023 levou a empresa à recuperação judicial e assim, tomar medidas drásticas, como a venda de ativos.

O Skoob é a maior rede de interação entre leitores do Brasil. Atualmente, ela vem investindo em novas tecnologias para aperfeiçoar a navegação do usuário. No Skoob os leitores podem publicar suas próprias resenhas e dar dicas de livros para os amigos e demais leitores. O compartilhamento de opiniões e ideias é a grande qualidade da rede, segundo os usuários. Além disso, o Skoob disponibiliza uma série de ferramentas que permite ao leitor organizar e definir suas metas de leitura.

Sobre a Skeelo

Crédito: Reprodução | Instagram (@skeelo.br)

A Skeelo conta atualmente com cerca de oito milhões de usuários ativos, segundo os dados mais recentes. Entre os e-books e audiolivros, já acumula mais de 14 milhões de downloads. De acordo com a empresa, a Skeelo faturou 100 milhões de reais no ano passado. Para acessar a Skeelo é preciso baixar o aplicativo disponível para dispositivos móveis Android e IOS. Algumas operadoras de celular já incluem o aplicativo no pacote contratado. O preço dos livros e quais estarão disponíveis depende da assinatura que o cliente vai realizar (pela Google Play Store, App Store ou pela parceria com as operadoras).