Chegou na Netflix, a última temporada do anime Aggretsuko. Com total de 5 temporadas, o anime estreou na plataforma em 2018, e inicialmente era um mascote da empresa Sanrio, a mesma que criou a personagem Hello kitty.
Um panda vermelho igual a Hello Kitty?
Inicialmente, a série trabalha personagens antropomorfos, como a Heloo Kitty, contudo a protagonista Retsuko é um panda vermelho, animal que habita o Japão e a China.
Falando sobre a história, ela não tem nada haver com animais, mas sim com o dia a dia de pessoas normais que trabalham em possuem uma rotina comum, no caso uma rotina nas grandes cidades do Japão, como Tokyo
Retsuko, é uma jovem adulta que trabalha na parte de contabilidade de uma grande empresa, e precisa aguentar um chefe abusivo porco chauvinista ( literalmente ele é um porco e tem o nome de supervisor porcão). Para fugir de todo esse estresse, ela vai sozinha para um karaokê, onde canta Death Metal para extravasar sua raiva.
Desenho para crianças com temas adultos ?
O mais incrível dessa série sem duvidas é como mostrar a rotina de uma mulher trabalhadora no Japão. Destancando e muito a cultura familiar do país, nas primeiras temporadas vemos Retsuko querendo arranjar um marido, pois não quer trabalhar mais. Mas isso sempre fracassa. Primeiro com seu namorado Resasuke (um panda igual a ela) e depois o mega milionário da tecnologia Tadano (um burro literalmente, irônico a escolha não é mesmo?).
Mesmo após esses fracassos, Retsuko ainda não enxerga seu melhor amigo Haida como um interesse amoroso, contudo isso muda nas últimas temporadas.
Trabalho, Carreira, Casamento e Politica
É notório como a cada temporada, a série aborda temas diferentes, centralizando é claro Retsuko nele, e como ela lida com sua vida. Desde seus problemas com o Supervisor porcão, até quando integra um grupo de idols musicais, Retsuko sempre é levada ao extremo para extravasar sua raiva no Death Metal. Sendo na última temporada onde ela acha um meio de transformar isso para concorrer a um cargo politico, pelo partido da Fúria.
Esse ultimo politico em especial, é interessante por ser uma critica ao atual sistema politico japonês. Rodiado por políticos velhos que acabam por não notar estagnação do Japão, e olhar pela população jovem e sua dificuldades. Diante disso Retsuko aparece para dar literalmente sua VOZ a esse movimento. Contudo será que isso seria o bastante para ela ganhar?
Vale a pena?
Suas primeiras temporadas possuem episódios de 15 minutos, e cerca de 10 episódios por temporada. Então se você quer uma série rápida, sem dúvidas é uma boa pedida. Apesar de abordar temas adultos, ela faz de forma muito tranquila e engraçada, e por conta de sua animação infantil, vai agradar até aqueles que não curtem as tradicionais animações japonesas.
É um raro anime onde conseguem entregar muito conteúdo, utilizando poucos recursos, com nenhuma trama super elaborada, ou animação estonteante. O charme e o carisma da Retsuko está justamente no dia a dia dela, onde muitos irão se identificar, rir e se divertir.
Por fim, todas as temporadas e o especial de Natal, estão completos na Netflix, com legendas e dublagem em português.
Se quiser saber mais notícias sobre animes e mangás, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram. E além disso estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews).