HAHAHAHA! Hey, hey, hey! Alegrem -se, festejem, o festival chegou! E com vocês a análise de Avataro Sentai Donbrothers.

Análise | Avataro Sentai Donbrothers: O fim de uma era;
Avataro Sentai Donbrothers
Imagem: Toei Company

Avataro Sentai Donbrothers chegou ao seu fim, após 50 episódios o fim de uma era de Super Sentai também chega. Bom, aqui fica a análise da série que dividiu muitas opiniões desde o anúncio e além disso, entregou uma história muito divertida com personagens que ficarão marcados em nossa memória.

A história de Donbrothers tem como base o conto do folclore japonês Momotaro, no qual uma criança nascida de um pêssego gigante liberta sua vila da ameaça dos Onis. Em sua jornada até a ilha, onde os Onis viviam, ele acaba por fazer a amizade com um cachorro, um macaco e um faisão, que auxiliam Momotaro em sua jornada. Depois que ele derrota os Onis, a vila celebra o retorno do herói em um grande festival.

Avataro Sentai Donbrothers é a 46ª série Super Sentai e a terceira da era Reiwa, também sendo a última série da era de adaptações Super Sentai para Power Rangers. Donbrothers serve como uma espécie de semi-sequência para Zenkaiger, já que Kaito Goshikida (Zenkaizer), segue como um personagem recorrente na série. Apesar que as fontes de Donbrothers apontem que ele não seria o mesmo Kaito de Zenkaiger.

Além disso, vale ressaltar que Avataro Sentai Donbrothers é o retorno de Toshiki Inoue como roteirista principal de uma série Super Sentai. Para aqueles que não o conhecem, Inoue é um famoso roteirista de animes e séries tokusatsu no Japão, seus trabalhos vão de Chojin Sentai Jetman, Kamen Rider Agito, Kamen Rider 555 e Kamen Rider Kiva. Do mesmo modo, que roteirizou a série Choukou Senshi Changéríon e os filmes Kamen Rider: The First e Kamen Rider: The Next.

Análise | Avataro Sentai Donbrothers: O fim de uma era;
Don Momotaro e Toshiki Inoue.
Imagem: Toei Company

Avataro Sentai Donbrothers – A equipe

Taro Momoi

Análise | Avataro Sentai Donbrothers: O fim de uma era;
Taro Momoi - Don Momotaro
Imagem: Toei Company

Primeiramente apresentaremos os personagens que fazem parte dos Donbrothers. Começando pelo Don Momotaro, o vermelho, Taro Momoi que fora encontrado quado era bebê em uma cápsula em formato de pêssego, por Jin Momoi. Agora, Taro está com 21 anos e trabalha como entregador de meio período, na Shirokuma Express.

Taro quando está transformado em Don Momotaro tem acesso a Zanglassword, uma katana, bem como a Enya Rideon, sua moto. Ao qual ele utiliza também para se combinar com Juran Tyranno, um dos robôs de Zenkaiger,e se transformar em DonZenkaiOh, o primeiro robô gigante da equipe. Entretanto, mais tarde na série ele tem a forma Don Robotaro, ao qual consegue se combinar com a equipe e com isso se transformarem em Don Onitaijin.

Taro Momoi é interpretado por Kouhei Higuchi e na sua versão criança por Kira Miura.

Shinichi Saruhara

Análise | Avataro Sentai Donbrothers: O fim de uma era;
Shinichi Saruhara - Saru Brother
Imagem: Toei Company

Um jovem de 21 anos muito sábio, porém, muito excêntrico, e de certa forma pode ser considerado o cérebro da equipe. Contudo nunca possuiu um emprego e se mantém através de doações e presentes, daqueles que foram ajudados com sua sabedoria. Nesse sentido, o personagem adquiriu uma certa “alergia” ao dinheiro e quando toca sua pele começa a queimar.

Shinichi consegue se transformar em Saru Brother, o azul, representando o macaco da lenda de Momotaro. Mais à frente na série, consegue acessar a sua forma Saru Brother Robotaro.

Shinichi Saruhara é interpretado por Yuuki Beppu.

Haruka Kito

Análise | Avataro Sentai Donbrothers: O fim de uma era;
Haruka Kito - Oni Sister
Imagem: Toei Company

A personagem principal do show, basicamente ela começa a história e coloca o telespectador por dentro do que está ocorrendo. Já que, por diversos momentos da série, ela quem questiona o que ocorre, além disso, é a primeira a ter contato com os vilões da série, os Mestres da Mente. Ela é a personagem mais jovem da equipe, sendo uma estudante do ensino médio com 17 anos e aspirante a mangaká e mora com sua tia, Yuriko.

A história começa com ela recebendo o prêmio importante pelo seu primeiro mangá, First Love Hero, mas logo tem sua carreira destruída, por conta de uma acusação de plágio. Haruka trabalha meio período na cafeteria Donbura, que é gerenciado por Kaito Goshikida, que inicialmente não sabe sobre seus segredos.

Haruka se transforma em Oni Sister, cor amarela, representando o Oni da lenda de Momotaro. Bem como, mais tarde acessa sua forma Oni Sister Robotaro.

Haruka Kito é interpretada por Kohaku Shida.

Tsubasa Inuzuka

Análise | Avataro Sentai Donbrothers: O fim de uma era;
Tsubasa Inuzuka - Inu Brother
Imagem: Toei Company

Um ator de 24 anos, que acabou por ser tornar um fugitivo procurado após ser acusado falsamente de colocar em coma sua trupe de teatro, além de ser o suspeito principal do desaparecimento de sua namorada, Natsumi. Nesse sentido, passa por quase toda a série tentando provar sua inocência e que é uma boa pessoa.

Tsubasa se transforma em Inu Brother, cor preta, representando o cachorro da lenda de Momotaro. Além disso, possui a forma de Inu Brother Robotaro.

Tsubasa Inuzuka é interpretado por Totaro.

Tsuyoshi Kijino

Análise | Avataro Sentai Donbrothers: O fim de uma era;
Tsuyoshi Kijino - Kiji Brother
Imagem: Toei Company

Um assalariado que trabalha na Pheasant Consultant, como um consultor. Assim trabalha muito para sustentar sua esposa Miho e não suspeita de sua verdadeira natureza. Entretanto é extremamente superprotetor com Miho, se tornando agressivo com quem a ameace e até mesmo se transformando em um Hitotsuki, os monstros da semana, expressando esse sentimento de proteção ou de ficar ao seu lado.

Kijino se transforma em Kiji Brother, cor rosa, representando o faisão da lenda de Momotaro e sendo o primeiro homem a ser desta cor, desde o começo da série. Além disso, possui a forma Kiji Brother Robotaro.

Tsuyoshi Kijino é interpretado por Hirofumi Suzuki.

Jiro Momotani

Análise | Avataro Sentai Donbrothers: O fim de uma era;
Jiro Momotani - Don Doragoku e Don Torabolt
Imagem: Toei Company

Como Taro, foi encontrado em uma cápsula em formato de pêssego e sendo criado por Terasaki, em uma vila distante. Ele abandona a sua vila, a fim de realizar seu sonho de se tornar um herói, alegando que uma voz na sua cabeça o incita a realizar tal sonho. Já nos primeiros capítulos de sua estreia, descobrimos que Jiro possui uma outra personalidade, o Jiro Sombrio, sendo um problema para seus colegas de equipe no começo. Mais para o final da série, descobrimos o porquê de Jiro ter essa personalidade, além disso, descobrimos mais sobre seu passado.

Diferente do outros Donbrothers, Jiro possui duas transformações e sendo elas, Don Doragoku, a cor dourada, e Don Torabolt, cor prateada. A outra diferença em relação a equipe, são que suas transformações são baseadas em outra lenda, a do Rei Macaco Sun Wukong, de A Jornada do Oeste. Ainda mais, como os outros membros da equipe ele consegue acessar as formas Robotaro, uma para cada forma Don Robogoku, para a cor dourada, e Don Robobolt, para a cor prateada.

Jiro Momotani é interpretado por Raizou Ishikawa, além disso nas suas versões criança e adolescentes é interpretado por Ryuto Goto e Yu Mizusawa, respectivamente.

Conselho Noto

Análise | Avataro Sentai Donbrothers: O fim de uma era;
Os Mestres da Mente - Sonoza, Sonoi e Sononi.
Imagem: Toei Company

O Conselho Noto são os principais antagonistas dos Donbrothers, sendo compostos por seus generais, inspetores e executores. Portanto aqui daremos foco ao trio inicial que são os generais. Devido aos outros membros do conselho Noto estrearem após alguns acontecimentos importante da série, estaremos evitando os spoilers.

Sonoi

Análise | Avataro Sentai Donbrothers: O fim de uma era;
Sonoi
Imagem: Toei Company

Um homem sereno, interessado em arte e que adora fazer pinturas. Embora possua um ideal heróico e empático para com os humanos, ele odeia aqueles que são gananciosos o suficiente para se tornarem Hitotsuki. Além disso, possui uma relação de amizade complicada com Taro Momoi.

Quando está transformado Sonoi fica numa forma azul marinho e utiliza a Espada do Barão, como arma.

Sonoi é interpretado por Yuya Tominaga.

Sonoza

Análise | Avataro Sentai Donbrothers: O fim de uma era;
Sonoza
Imagem: Toei Company

Um homem sem emoções que está interessado em aprender mais sobre elas. Entretanto, ele começa a gostar dos mangás de Haruka e passa a encorajá-la a continuar a ser uma mangaká. Assim acabam por criar uma forte amizade e respeito, um com outro.

Enquanto está transformado Sonoza fica numa forma marrom e utiliza a Lança Kage, como arma.

Sonoza é interpretado Shinnosuke Takahashi.

Sononi

Análise | Avataro Sentai Donbrothers: O fim de uma era;
Sononi
Imagem: Toei Company

Uma mulher que está interessada no amor e em casos amorosos, por conta disso deseja aprender mais por este sentimento. Acaba por desenvolver um interesse romântico por Tsubasa e passa ajudá-lo em busca pela sua inocência.

Quando transformada Sononi tem uma cor branca e assim como, possui o Arco Condor de arma.

Sononi é interpretada por Amisa Miyazaki.

Avataro Sentai Donbrothers – A análise

Análise | Avataro Sentai Donbrothers: O fim de uma era;
Totaro, Kohaku Shida, Hirofumi Suzuki e Yuuki Beppu
Imagem: Toei Company

Donbrothers acabou se tornando uma série 8 ou 80, ou você gostou muito ou você odiou muito ela. Sendo assim, eu já digo que sou daqueles que adoraram a série e isso não quer dizer que a série seja perfeita, tem alguns pontos fracos, mas não acredito que interfira muito na experiência.

Avataro Sentai Donbrothers começa diferente dos outros Super Sentai, a protagonista aqui é a Haruka, a Oni Sister, basicamente a história começa e termina tendo ela em foco. Bem como, a sua personagem sendo a que mais contribuiu com a mudança e evolução de Taro. A Haruka é sem sombras de dúvidas um dos personagens mais legais da série, ela movimenta a história, quebra a quarta parede quando algo absurdo acontece, basicamente, ela conversa com o espectador sobre o que ocorre nos episódios. Além disso, em uns episódios mais à frente na série, Haruka deixa de ser uma Donbrothers e a pessoa que a substitui, não é uma personagem tão interessante quanto Haruka é e segue sendo sendo até o fim da série.

Taro Momoi é um dos vermelhos, mais bem desenvolvido nesses últimos tempos. A princípio ele era um cara todo esquisito, que não sabia interagir com seus colegas de trabalho, com as pessoas a sua volta e nem com os outros Donbrothers. Nos primeiros episódios sempre que surgia, soltava uma frase dizendo que ele havia criado um vínculo com tal pessoa e sempre que precisasse de algo, era só chamá-lo.

Taro começa tendo uma personalidade que é o melhor em tudo, sendo muito arrogante e até mesmo atacando seus colegas de equipe, por julgar que são fracos. Contudo, ao decorrer da história vemos a evolução do personagem, seus vínculos criados com seus companheiros o fizeram se tornar uma pessoa melhor. E eventualmente conseguindo criar vínculos de amizade com seus inimigos, os Mestre da Mente, e não tem coisa mais emocionante que a cena da barraca de Oden, no final da série.

Análise | Avataro Sentai Donbrothers: O fim de uma era;
Taro Momoi e Sonoi
Imagem: Toei Company

Sobre os personagens de Tsubasa Inuzuka e Tsuyoshi Kijino, eu tenho algumas críticas, pois os personagens são interressantes e suas histórias são muito bem amarradas com o enredo da série. Mas, o fato deles serem personagens de CGI atrapalha muito as cenas de luta. Às vezes quando dão foco nos dois, utilizam atores ou bonecos, para não destoar tanto com a cena, mas mesmo se acostumando com esse fato, os personagens serem CGI atrapalha um pouco a experiência.

Jiro Momotani sofre com o terrível caso de ser esquecido na série, o personagem estreia no episódio 14 e chega como o substituto de Taro. Mas, após sua introdução e apresentação, o personagem logo é esquecido e até mesmo rolando piadas recorrentes em que ele menciona que está sendo esquecido, pela equipe. Ao final, conseguem encerrar brilhantemente sua história, mas é evidente que o personagem entrou cedo demais e por isso, acabou sofrendo com este esquecimento.

Em conclusão, temos Shinichi Saruhara que claramente foi o pior personagem da série. Tanto no quesito personalidade, quanto em história. Nesse sentido, Saruhara não tem um crescimento ou evolução na história, da forma que ele fica estagnado em ser um desempregado e que não consegue encostar em dinheiro. Certamente, faltou trabalhar nesse personagem em certos quesitos.

Análise | Avataro Sentai Donbrothers: O fim de uma era;
Don Onitaijin
Imagem: Toei Company

A história

Primeiramente, a história da série é bem confusa e diferente do tradicional no Super Sentai. E aqui está o grande charme e ponto positivo de Avataro Sentai Donbrothers, apostando em não utilizar que clichês batidos para montar a história. Contudo, não quer dizer que a história não tenha clichês, ela tem e quando eles acontecem, a série faz questão de brincar com eles. Um ponto que vale destacar é o Inu Brother, sua identidade acaba por se revelar, ao resto dos Donbrothers, quando a série está em seus últimos capítulos.

Uma outra coisa que a série não tem são os roll call da equipe inteira, dificilmente acontece em toda série. Enquanto sua antecessora, Zenkaiger, abusava de roll call estranhos ou temáticos por episódio. Donbrothers raramente realizava isso e quando realizava sempre faltava um ou alguém os interrompia.

A série também não conta com um mentor casual, para equipe. O mentor dos Donbrothers deveria ser Jin Momoi, o pai adotivo de Taro, mas isso não ocorre como o esperado. Por toda a história da série, Jin se encontra preso e raramente sai de sua prisão, por conta disso Kaito acaba assumindo esta função.

Análise | Avataro Sentai Donbrothers: O fim de uma era;
Elenco Completo de Avataro Sentai Donbrothers
Imagem: Toei Company

Vale a pena?

Avataro Sentai Donbrothers é uma série Super Sentai, que menos se parece com um Super Sentai. São muitas loucuras e ideias foras dos padrões, que ocorrem nos episódios. Só por isso, vale uma chance de assistir e de se aprofundar neste universo. Com certeza, uma série que vale a pena ser assistida.

Possui seus pontos ruins, mas no contexto geral não atrapalham no todo da série. Os personagens são muito bem trabalhados e extremamente carismáticos. Então nesse sentido, podemos afirmar que Donbrothers está mais para um dorama que uma série de tokusatsu. A série tem suas cenas de lutas e robôs gigantes, mas o que realmente move a história é o que acontece antes das lutas.

Em outras palavras, Avataro Sentai Donbrothers consegue ser uma série divertida e muito interessante. Além disso, sendo muito inovadora para os Super Sentai que vieram antes e que virão a partir de agora. E se você quiser, começar a assistir Super Sentai recomendaria a começar por Donbrothers.

Análise | Avataro Sentai Donbrothers: O fim de uma era;
Festa de aniversário de Taro Momoi
Imagem: Toei Company

Por fim, se quiser saber mais notícias sobre o mundo Tokusatsu, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram. E além disso estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews).