Finalmente chegou a parte final da segunda temporada de Baki Hanma, nesses últimos episódios acompanhamos a revanche de Baki Hanma contra seu pai, Yujiro Hanma. Confira a nossa análise do final desse final de temporada de Baki Hanma.

Análise | Baki Hanma parte 2: Baki Hanma vs. Yujiro Hanma;

Baki Hanma
Imagem: TMS Entertainment/Netflix

Os últimos 14 episódios da atual temporada de Baki Hanma chegaram a Netflix e como esperado, tivemos o derradeiro combate entre pai e filho, Yujiro vs. Baki. Além disso, acompanhamos um breve arco de Retsu Kaioh se aventurando no mundo do boxe. Então, será que toda a preparação desta temporada conseguiu entregar um final digno ou acabou sendo uma enorme decepção. Bom, é para isso temos essa análise e claro, se quiser conferir o que achamos da primeira parte clique aqui.

Nestes últimos episódios de Baki Hanma temos as adaptações dos dois últimos arcos do mangá Hanma Baki. Sendo o primeiro “Warrior’s Struggle Saga“, na qual vemos Retsu Kaioh se aventurando no mundo do boxe profissional e ao mesmo tempo, Chiharu Shiba entrando em confronto contra Baki Hanma, enquanto a batalha final se aproxima. O segundo arco é “Strongest Father and Child Quarrel Saga“, onde vemos pai e filho finalmente se enfrentando, após 05 anos desde a última luta.

A trama: Pai vs. filho e o boxe profissional

Análise | Baki Hanma parte 2: Baki Hanma vs. Yujiro Hanma;

Retsu Kaioh
Imagem: TMS Entertainment/Netflix

Algumas semanas depois do confronto entre Baki e Pickle, vemos que o foco das coisas mudou rapidamente para a maior batalha entre pai e filho da história. No anime, acontece uma leve mudança de eventos, já que imediatamente depois da luta contra o Pickle, Baki passa por exames médicos com Kureha Shinogi. Já no anime, os acontecimentos mudam um pouco de ordem e ocorrem semanas depois da votação sobre o destino de Pickle. É neste momento que vemos pela primeira vez o Demon Brain, ou seja, a habilidade Demon Face no cérebro de Baki.

Ao decorrer dos episódios vemos as preparações que todos estão realizando para este confronto histórico. E aqui, acompanhamos e entendemos o que significa ser Yujiro Hanma, A Criatura Mais Forte do Planeta. O primeiro-ministro japonês fica incrédulo ao descobri sobre tal pessoa e seus feitos, não acreditando que apenas um homem colocou todo o planeta em xeque.

Assim, ao mesmo tempo em tudo isso acontece, seguimos Retsu Kaioh em sua mais nova aventura no mundo do boxe profissional. O personagem está decidido a provar que o Kung-Fu chinês é superior ao boxe e por isso, sobe aos ringues lutando sua arte marcial milenar. Em todo esse arco Retsu aprende o quão mortal pode ser o boxe, mesmo sendo uma arte marcial moderna e com pouco anos de vida.

Adaptação

Análise | Baki Hanma parte 2: Baki Hanma vs. Yujiro Hanma;

Yujiro vs Baki
Baki vs Yujiro
Imagem: TMS Entertainment/Netflix

Como já comentamos, está temporada é um pouco maior que as demais que as suas antecessoras e contém 14 episódios. Afinal de contas, ela adapta 02 arcos do mangá de uma só vez. Os arcos “Warrior’s Struggle Saga” e “Strongest Father and Child Quarrel Saga” são os últimos arcos do mangá Hanma Baki (2005 – 2012), a terceira série de Baki criada por Keisuke Itagaki. O primeiro arco serve mais como uma leve pausa para o grande clímax da obra, porém é de muita importância para a futura animação de Baki-Dou.

Já o segundo arco é o maior confronto entre pai e filho da história, de um lado temos Yujiro Hanma, o Ogro, e do outro temos o filho do Ogro, Baki Hanma. Esta luta entre eles era esperada a vários anos, devido ao que aconteceu na última vez e o que significa ser o filho da Criatura Mais Forte do Planeta. O mundo das artes marciais estava de olho nisso e o restante das pessoas estavam preocupadas, caso inocentes se envolvessem nessa luta.

Este último arco vem sendo trabalhado desde o final do primeiro confronto entre Yujiro e Baki, pois naquele dia a mãe de Baki, Emi, morreu ao enfrentar seu pai. Desde então acreditamos que Baki deseja se vingar, passou por treinamentos malucos e enfrentou diversos oponentes, apenas para derrotar seu pai. Mas é aqui que as coisas mudam, Baki evoluiu como pessoa e guerreiro, entendeu que isso não trata de vingança e porque, este era o desejo de sua mãe, ser o mais forte do mundo, e isso basta para ele, realizar o desejo de sua mãe. Para quem leu os mangás ou assistiu os animes, vai entender toda a carga emocional que este arco carrega. Além disso, vemos os desejos e expectativas, de ambos, para este combate. Acertaram demais nesta adaptação, mesmo com alguns erros aqui e ali, mas nada que atrapalhe a experiência.

Animação

Análise | Baki Hanma parte 2: Baki Hanma vs. Yujiro Hanma;

Yujiro vs Baki
Baki vs Yujiro
Imagem: TMS Entertainment/Netflix

Se vocês leram a análise da primeira parte desta temporada, vão ver que a animação melhorou muito em comparação com as temporadas anteriores. Nesta reta final, a animação evoluiu de uma maneira incrível e nem parece que as duas partes foram produzidas juntas. A TMS Entertainment realizou um excelente trabalho e conseguiu entregar um verdadeiro embate entre Yujiro e Baki. E sério, não tem como não ficar curioso e animado com o estilo da barata que Baki criou.

Todo o ápice e carga emocional que este arco pede, conseguiu ser transmitido nesta animação. O fato deles terem decidido abandonar a animação em 3D e focar em animação 2D, pode ter sido o maior acerto do estúdio. Vale ressaltar, que as partes focadas em Retsu, também são muito bem animadas. Por um momento, surgiu a dúvida se este arco seria animado e se dariam o tempo de tela necessário. Mas, podem ficar despreocupados, o estúdio fez questão de animar e ajustar este arco junto ao clímax. A direção e o roteiro conseguiram realizar um trabalho muito bom aqui.

Vale a pena?

Análise | Baki Hanma parte 2: Baki Hanma vs. Yujiro Hanma;

Yujiro vs Baki
Baki vs Yujiro
Imagem: TMS Entertainment/Netflix

Essa pergunta tem duas respostas, a primeira é sim e a segunda será talvez e vamos tentar explicar as duas. Então vamos a primeira, sim vale a pena assistir este final de temporada e série. Certamente, se você acompanha Baki, seja no mangá ou anime, está esperando por este momento acontecer a bastante tempo.

Yujiro Hanma vs. Baki Hanma é algo que todos esperavam acontecer, já que na primeira vez que este confronto acontece, Baki ainda era inexperiente e não sabia a força de seu pai. 05 anos se passaram, Baki treinou, evoluiu e enfrentou incontáveis oponentes, tudo isso para aprender e acumular experiências para um dia derrotar seu pai. E agora, vemos tudo aquilo que o protagonista aprendeu e acumulou, sendo usado contra seu pai. Do outro lado, temos Yujiro finalmente encontrando um oponente que o faz usar tudo de si, algo que procurava a muito tempo. Tudo o que os fãs e aqueles que acompanharam a obra estavam esperando e aguardando, simplesmente genial.

Agora a segunda resposta, que é talvez… Essa, resposta é a mais fácil de ser dar quando falamos de Baki. Caso, não queira ver desde o começo e acompanhar pelo anime da Netflix, talvez não consiga ir até o final. Isso se dá por conta de Baki ser uma história que se leva a sério demais, até mesmo quando a situação não é a realidade de fato. O fato das animações iniciais da Netflix, não serem muito atrativas podem ser um fator para se desistir do anime também. Porém, se você conseguiu passar por isso e chegou até Baki Hanma, então com certeza valerá a pena ver este embate. Pode ser difícil, mas o final é muito recompensador e por isso, deve dar uma chance ao anime.

Análise | Baki Hanma parte 2: Baki Hanma vs. Yujiro Hanma;

Yujiro vs Baki
Baki vs Yujiro
Imagem: TMS Entertainment/Netflix

Por fim, E se quiser saber mais notícias sobre animes e mangás, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram. Além disso, os último episódios de Baki Hanma já estão disponíveis na Netflix.

Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-seVocê pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.