No final de dezembro de 2023 chegou ao fim a terceira temporada de Dr. Stone: New World. A segunda parte da temporada finaliza o arco da da Ilha do Tesouro e prepara terreno para a temporada final do anime.
Anteriormente fizemos a análise da primeira parte desta temporada, na qual se encerrou com toda a tripulação do Reino da Ciência sendo petrificado. E assim, cabe aos sobreviventes se infiltrarem no território inimigo e descobrir o que está ocorrendo na Ilha do Tesouro.
A segunda parte de Dr. Stone: New World foca na batalha final entre o Reino da Ciência, de Senku, contra o exército de Ibara e sua arma de petrificação. Nesta batalha, vemos todos os lados aplicando os conceitos da ciência da guerra para vencer esta batalha que decidirá o futuro da humanidade. E principalmente, conseguir a solução para salvar Tsukasa, um dos primeiros aliados de Senku e Taiju. Será que a segunda parte de Dr. Stone: New World conseguiu entregar um bom final, ou dividir em duas partes atrapalhou? Bom, vamos falar aqui na nossa análise.
Uma espera de 05 meses
Após o episódio 11, Dr. Stone: New World entrou em uma pausa de quase 5 meses e assim, o segundo cour do anime retornaria no dia 12 de outubro. Dando continuidade aos eventos de infiltração e a batalha contra os detentores do poder de petrificação. Nesta parte, o anime trabalha muito com as questões da ciência da guerra e como este conflito influenciou nos avanços tecnológicos do nosso mundo. E igualmente, fez isso no mundo petrificado de Dr. Stone.
Porém, essa segunda parte tem um pequeno problema, a demora para ser transmitida, e isso pode ter atrapalhado no entendimento da batalha. Aqui acontece o clímax do arco e o fato de separar grande parte da preparação, deixando apenas o confronto para o final. Fez parecer que decisão de dividir a temporada, serviu apenas para manter o anime por mais tempo ocupando a grade de 2023.
Então, para aqueles que viram a primeira parte, durante o primeiro semestre e ficaram aguardando a segunda parte, pode ter esquecido dos acontecimentos iniciais. E com isso, acabou se perdendo o timing e dinâmica necessária que esse final precisava ter. Mas, mesmo assim, os episódios finais entregaram bons momentos e uma enorme evolução dos personagens.
O que esperar do futuro?
Bom, como já foi anunciado após a exibição do episódio final de Dr. Stone: New World, que o anime ganhará uma 4ª e última temporada, que abordará as sagas “A Verdade sobre a Petrificação” e “Da Era da Pedra até o Espaço“. A primeira saga é a responsável pelo time skip que a história sofre, devido a alguns acontecimentos durante o arco da América do Sul e sim, Senku e o Reino da Ciência vem para o Brasil.
Já a segunda saga representa o último arco do mangá, no qual depois de todos os preparativos e aventura pelo mundo, o Reino da Ciência finalmente vai para o espaço. Sendo este o arco mais curto do mangá e responsável por um dos mais interessante e louco dos shounen.
A temporada irá se chamar Dr.Stone Science Future e até o presente momento não possui data oficial de lançamento, mas provavelmente chegará em 2025. Já que a última temporada terminou recentemente e ainda está fresco na memória dos espectadores.
Vale a pena?
Bom, se acompanhou a primeira parte e quer saber como se encerra este arco, vale a pena assistir os episódios restantes. A história fecha muito bem a saga “A Fonte da Petrificação“, além disso apresenta novos personagens que serão importantes para o futuro do anime. Também, vemos a solução para o problema de Tsukasa, no qual precisava ser petrificado para poder ser curado de seu ferimento.
Dr. Stone: New World conseguiu construir uma ótima história com a adaptação desta saga, além de preparar os personagens para o maior desafio que a obra trará. Agora tudo o que resta é esperar pela próxima temporada e vermos com o o anime se encerrará. Certamente, o anime Dr. Stone conseguiu deixar sua marca no mundo dos animes e nos fãs de animes shounen.