Essa semana chegou ao fim o anime Narenare: Cheer for You!, do estúdio P. A. Works. O anime chegou causando um certo burburinho na bolha otaku, porém logo foi esquecido pela comunidade.

Há, mais ou menos, 2 meses, fizemos uma matéria sobre as nossas primeiras impressões de Narenare: Cheer for You!, onde as apostas para a obra eram positivas. Com um episódio inicial interessante e mostrando uma animação acima da média da temporada atual, mas mesmo com grandes expectativas, a obra tendeu a decepcionar.

Análise | Narenare: Cheer for You!
Imagem: P.A.WORKS × DMM

Ao longo de 12 episódios, tudo o que o anime conseguiu fazer foi se autodestruir e entregar uma história rasa e, por muitas vezes, confusa. Mas, vamos por partes, começaremos a falar sobre os problemas de Narenare: Cheer for You! e depois, daremos o veredito sobre a obra.

Um anime bonito, mas muito raso

Análise | Narenare: Cheer for You!
Imagem: P.A.WORKS × DMM

Narenare: Cheer for You! é um anime original do estúdio DMM.com em parceria com o P. A. Works, o último é conhecido por produzir os animes Another e Shirobako. O anime começa com uma apresentação de uma equipe de torcidas, que ao decorrer da sua performance, uma das integrantes sofre um acidente. Não sabemos muito bem o que ocorreu, já que acompanhamos isso através do ponto de vista da protagonista, Kanata Misora.

Depois disso, descobrimos que Kanata não participa mais do clube de torcida, desde o acidente inicial, mas os motivos por abandonar são revelados mais tarde e de uma maneira, um tanto, anticlimática. Normalmente, ela passa a tarde na casa de sua amiga, Megumi Kaionji, que está em uma cadeira de rodas devido a uma cirurgia e, por conta disso, não consegue frequentar a escola.

Inicialmente, acreditava ser a menina que sofre o acidente inicial, porém, após 10 episódios, descobrimos que era outra pessoa. Isso se dá ao fato de que quase todas as personagens são praticamente iguais e o que diferencia cada uma são suas mechas coloridas no cabelo. Porém, só isso não ajuda muito a diferenciar algumas das outras, as personagens principais têm um certo destaque e perfis que as diferenciam das outras meninas da história. Só que as outras são tão parecidas que fica difícil saber quem é quem, se a pessoa for péssima em guardar nomes.

Outro ponto que pode ser falado é a personagem brasileira, Anna Aveiro, que depois do seu arco se encerrar no anime, a obra esquece que ela é brasileira. Apesar disso, vez ou outra ela solta algumas palavras em português, mas, após o episódio 5, o anime não tem mais o que fazer com ela e a deixa escanteada, voltando a utilizar ela em momentos estranhos da história. Percebemos que o roteiro não sabia como seguir e a direção não fez o seu trabalho direito. No final, o que se pode falar do anime é que ele é bonito, mas muito raso.

LEIA TAMBÉM: City The Animation | Kyoto Animation anuncia adaptação em anime para 2025

Um drama muito confuso e uma comédia estranha

Narenare: Cheer for You!
Imagem: P.A.WORKS × DMM

Uma coisa que Narenare: Cheer for You! se dispõe a fazer no seu enredo, é criar um certo plano de fundo dramático para as suas personagens. Em principal para Kanata, já que a história joga no ar que ela não consegue mais realizar manobras aéreas, desde o acidente no episódio inicial. A partir disso, começa a sua jornada em se recuperar desse trauma, porém, isso acontece de uma maneira esquisita.

O anime não soube trabalhar com o lado dramático das personagens, menos o da Anna, e quase todas as soluções para esses problemas chegam de forma simplista e vazia. A direção não soube como seguir nesses momentos e, por causa disso, quando chegamos as conclusões, vem como algo sem graça e emoção.

Outro ponto complicado de Narenare: Cheer for You!, são seus momentos de comédia. Eles são por muitas vezes mal encaixados e não batem com a situação que a cena pede. Os poucos casos que se salvam são os momentos em que Anna “da uma de brasileira” e cumprimenta as meninas com beijos e abraços, algo fora do comum japonês. Mas, em diversos momentos, existem cenas que não deveriam carregar esse momento de comédia, por conta do tom que a cena ocorre. Faltou um certo tato para montar esses momentos e os seus diálogos, a história bem que tentou, mas falha miseravelmente nesses quesitos citados.

Vale a pena?

Imagem: P.A.WORKS × DMM

Bom, essa pergunta não vai ser tão difícil de responder, a resposta é não. Narenare: Cheer for You! não é um anime que recomendaria para alguém, seja ele um otaku mais hardcore, ou um otaku padrão, ou até mesmo para alguém que não assiste muitos animes.

O anime é só bonito, não tem mais nada, além disso, e isso é um problema, já que existiam muitas coisas a serem trabalhadas. Mas a história decidiu pegar outros rumos e assim, não entregar um roteiro coeso. Existem diversos plots mal resolvidos que vão sendo esquecidos, à medida que o anime se aproxima do seu final.

Por fim, Narenare: Cheer for You! é um anime que recebeu um grande investimento e tinha uma grande expectativa de retorno, porém, à medida que os episódios avançavam e se aprofundava, ou tentava, era nítido perceber o quão raso ele era. O anime é vazio, sem muitas questões a serem elaboradas ou trabalhadas, assim, entregando algo esquecível. Para resumir, Narenare: Cheer for You! prometeu nada e entregou menos que isso.