O professor André Backes apresenta seu novo livro, Cemitério de Inovações: “Histórias Esquecidas das Ideias Absurdas e Tecnologias que Fracassaram” que, nesse sentido, explora ideias e tecnologias que não alcançaram o sucesso esperado. Segundo o autor, a inspiração para a obra surgiu em um momento em que todos então olhavam para o metaverso como o futuro da internet. “Em 2003, a Linden Lab lançou o Second Life, criando expectativas de uma grande plataforma de comércio, educação e governança. Com o tempo, ficou claro que o destino do metaverso seria o mesmo do Second Life: o fracasso.”

O livro é, então, uma jornada curiosa que vai de gatos biónicos a gaiolas de bebês, apresentando histórias inusitadas. O livro é dividido em cinco capítulos: Computação e Meios de Comunicação, Passatempos e Outros Meios de Lazer, Meios de Transporte, Tratamentos Médicos e de Beleza, e Atividades Ligadas à Guerra e Espionagem. A obra convida os leitores a refletirem sobre as inovações lançadas diariamente.

As histórias

Entre as inovações mais curiosas está o “Projeto Acoustic Kitty”, um programa secreto da CIA criado nos anos 1960. O objetivo então era transformar gatos comuns em mestres da espionagem. Backes relata que “eles implantaram microfones nas orelhas dos gatos, um pequeno transmissor de rádio e uma antena tecida no pelo da cauda, permitindo que esses gatinhos biónicos bisbilhotassem conversas secretas sem serem percebidos”.

“Em cada página deste livro, o leitor descobrirá a beleza intrínseca do fracasso, a comédia nos equívocos e a sabedoria extraída das ideias que ousaram demais. Prepare-se para rir, se surpreender e, acima de tudo, celebrar o lado excêntrico da inovação humana. Essas histórias de desventuras geniais se revelam como pequenas pérolas perdidas no vasto oceano da história, e nós estamos prestes a desenterrá-las.”