Studio Gaga que detém os direitos da obra original ameaça todos os futuros projetos feitos por fãs

O anime feito por fãs Berserk: The Black Swordsman foi oficialmente cancelado. A notícia veio após os criadores receberem uma ameaça de processo dos detentores dos direitos autorais da obra.

Berserk: The Black Swordsman
Imagem: Studio Eclypse

O Studio Taka, responsável pela produção, divulgou um comunicado:

“Como alguns de vocês devem saber, o Studio Gaga, detentores dos direitos de Berserk, recentemente tomaram uma posição pública em relação ao lançamento de conteúdo de Berserk sem a devida autorização. Naturalmente, isso tem implicações para todos os projetos de fãs de Berserk, incluindo o nosso.

Após consideração cuidadosa e exploração de todas as opções possíveis, tomamos a difícil decisão de encerrar este projeto. Embora estejamos extremamente entusiasmados com a continuidade, reconhecemos os potenciais riscos legais envolvidos e sentimos que é importante respeitar o direitos de propriedade intelectual do Studio Gaga e Hakusensha.”

Berserk: The Black Swordsman
Imagem: Studio Eclypse

Após a morte de Kentaro Miura, em 2021, o mangá Berserk retornou pela revista Young Animal. A continuação está sob a supervisão de Kouji Mori, amigo próximo de Miura, que conhece os detalhes da história que o autor havia planejado.

É importante destacar que este projeto é diferente de Berserk: The Black Swordsman, um anime feito por fãs sob o comando do Studio Eclypse.

No último fim de semana, a Hakusensha, detentora dos direitos de Berserk, emitiu um comunicado sobre Berserk: The Black Swordsman. Eles afirmaram que o estúdio não tem permissão para usar a propriedade intelectual de Kentaro Miura, representada pelo Studio Gaga. Isso serviu como um alerta para outros projetos feitos por fãs.

Lançado em 1989, Berserk se passa em um mundo sombrio, dominado por forças malignas, e acompanha o mercenário Guts. No Brasil, a editora Panini publica o mangá.