Hoje tivemos a triste notícia do falecimento de Silvio Santos, dono do SBT, responsável por trazer inúmeros desenhos em sua programação incluindo animes. Sendo grande parte deles exibidos no clássico programa Bom dia & Cia, diariamente nas manhãs.
Confira a lista completa de todos os animes que passaram no SBT. Na qual iremos destacar os que mais marcaram epoca e a memoria de muitos
- Angel, A Garota das Flores (Hana no Ko Lunlun)
- Animatrix (OVA)
- As aventuras de Cacá (Wanpaku Omukashi Kumu)
- As Meninas Super Poderosas Geração Z (Powerpuff girls Z)
- Blue Dragon
- Dragon Ball
- Fábulas da floresta verde
- Fly, O Pequeno Guerreiro (Dragon Quest: Dai no Daiboken)
- Gênio Maluco (Hakushon Daimao)
- Guerreiras Mágicas de Rayearth (Magic Knight Rayearth)
- Heidi
- Honey Honey
- Let’s & Go
- Luluzinha (Little Lulu to Chicchai Nakama)
- Marcelino, Pão e Vinho
- Marco
- Naruto
- O Pequeno príncipe (The Adventures of the Little Prince)
- One Piece
- Pokémon Filme 1: Pokémon – O Filme – Mew X Mewtwo
- Pokémon Filme 2: Pokémon 2000
- Pokémon Filme 3: O Feitiço dos Unown
- Pokémon: O Retorno de Mewtwo (Special)
- Rei Arthur (Entaku no Kishi Monogatari: Moero Arthur)
- Saber Rider and the Star Sheriffs
- Street Fighter II V
Dragon Ball
Isso mesmo, o primeiro Dragon Ball clássico saiu primeiro no SBT em 1996. A saga do Goku pequeno em busca das esferas do dragão junto de Bulma ficou marcada na memoria de muitos fãs de animes. A emissora não exibiu todos os episódios, deixando de lado a saga onde Goku fica adolescente. Essa iria ser exibida anos mais tarde quando Dragon Ball Foi para TV Globinho.
Sinopse:
A história de Dragon Ball começa com Son Goku, um garoto ingênuo e puro com cauda de macaco e uma força extraordinária. Ele mora sozinho após a morte de seu avô adotivo em uma montanha chamada Paozu. Um dia ele conhece Bulma, uma garota muito inteligente da cidade, que estava em busca das sete Esferas do Dragão.
Guerreiras Mágicas de Rayearth
Outro grande clássico dos anos 90, Guerreiras Mágicas de Rayeeatrh estreou no SBT em 1996 e seguiu por vários anos na emissora no Bom dia & Cia. Pegando a onda de sucesso de Cavaleiros do Zodiaco, mas agora com protagonistas femininas, as guerreiras mágicas tambpem deixaram sua marca na memória das crianças da época
Sinopse:
A história gira em torno de três garotas ginasiais que são transportadas para um mundo fantástico repleto de seres mágicos e criaturas inimagináveis. Lá, as jovens recebem a inesperada missão de salvar aquele mundo à beira do colapso.
Fly o pequeno Guerreiro
Com título original de Dragon Quest, na qual se baseia na famosa serie de jogos de RPG japonês. Fly passou no SBT em 1996, recebendo uma abertura brasileira original composta pela Gota Mágica, mesmo estúdio que dublava a série. Também ambientado no mundo de fantasia e magia, deixou saudades na memória de muita gente. Recentemente a série ganhou um remake completo disponível na Crunchyroll.
Sinopse:
Fly, o Pequeno Guerreiro segue o jovem protagonista Dai, um jovem que foi criado pelo bondoso Brass na ilha Delmurin, onde todos os monstros aprisionados pelo Rei Demônio Hadlar foram postos para viver em paz após sua derrota.
Street Fighter 2: Victory
Esse sem dúvidas é o mais surpreendente e memorável da lista. Em uma época que censura na TV era muito diferente do que é hoje em dia. O violento anime baseado na franquia de jogos da Capcom fez sucesso assim como seu game nos fliperamas. Chegando ao SBT em 1995, quando ainda estava em transmissão no Japão, o que exigiu muito da dublagem da época em termos de velocidade e adaptação. Por sorte a dublagem ficou icônica, junto da abertura traduzida e frases de destaque. Como a dita no final de cada episódio “Nós vamos ao encontro do mais forte”.
Sinopse:
Ryu e seu amigo Ken são especialistas em artes marciais que percorrem o mundo em busca de novas técnicas para melhorar suas habilidades nesta série de anime adaptada do famoso game.
Naruto
Esse dispensa apresentação, pode-se dizer que foi o último anime “fenômeno” da Tv aberta. Chegando ao SBT em 2007 no Bom dia & CIA, com enorme sucesso mesmo com cortes e censuras nas cenas. Ficou no ar até 2011 reprisando as primeiras temporadas do anime.
One Piece
Esse aqui poucos se lembram, pois infelizmente teve um fracasso na sua exibição no SBT em 2008. Assim como nos EUA, One Piece não conseguiu a mesma fama que Dragon Ball e Naruto aqui no Brasil na época. Parte disso se deve a censura que o anime teve por aqui ( O sanji usava um pirulito na boca ao invés de cigarro) quanto a dublagem que não foi bem adaptada. Ficando pouco tempo no ar no SBT. Felizmente One Piece é um sucesso mundial e a nova dublagem na Netflix mostrou que basta carinho com a produção que tudo fica bem. Por isso, por uma menção honrosa ao Silvio Santos, veja um trecho da nova dublagem onde um dos personagens recebeu a dublagem imitando Silvio como vendedor.
Legado Eterno
Por fim, SIlvio Santos sempre revelou seu desejo por manter na grade do SBT os desenhos infantis para as crianças, aos quais os animes estavam incluídos. Tal desejo fez com que o SBT ainda seja praticamente a única emissora que mantém desenhos em sua grade. Fazendo assim a felicidade de milhares de crianças que hoje são adultas ao longo de décadas. Por isso nosso eterno agradecimento ao Rei da Comunicação da TV brasileira.