Não apenas no estado de Minas Gerais, mas em muitas cidades pelo Brasil, pode-se perceber a influência do barroco. O estilo, que marcou a arte religiosa no século XVIII, é encontrado não apenas em igrejas, mas em várias construções, ainda preservadas nas cidades históricas. Essa trajetória é o tema principal do livro “Arte, Cultura e Fé”.

O Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, especialista em história da arte, realizou uma intensa pesquisa para relatar a chegada do barroco ao Brasil. O resultado foi o livro. Na obra, os leitores poderão acompanhar como o barroco surgiu na Europa e se tornou a principal expressão da Fé no Brasil Colonial. 

Além disso, o autor leva os leitores à uma viagem pelo modernismo mineiro, abordando também a arquitetura de Brasília. Dessa forma, explicando as transformações no estilo arquitetônico, no decorrer dos anos. “Arte, Cultura e Fé” é uma ótima opção para quem se interessa pelo tema, mas para o público em geral.

Homenagem à Yara Tupynambá

Homenageada Yara Tupynambá | Crédito: Divulgação | Fotoo: Leo Bicalho

Nascida em Montes Claros, Yara Tupynambá é uma artista plástica reconhecida internacionalmente. Com mais de 215 painéis expostos no Brasil e no mundo, muitos deles tombados pelo Patrimônio Artístico e Cultural. Além disso, ela também foi aluna, professora e diretora da Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Leônidas Oliveira dedicou o livro à Yara e prestou homenagem a ela no lançamento oficial de “Arte, Cultura e Fé”.