A pesquisa de 2021 da BBC Culture recebeu a opinião de 206 especialistas em televisão, incluindo críticos, jornalistas, acadêmicos e grandes figuras da indústria, de um total de 43 países para selecionar as 100 melhores séries de televisão até agora neste século. De acordo com a lista da BBC, reunimos as 10 melhores séries do século 21, mas é possível conferir a classificação completa das 100 produções clicando aqui. Para compor o resultado final, foram votadas cerca de 460 séries diferentes.
1. The Wire (2002-2008)
A lista da BBC das 100 melhores séries de televisão do século 21 é liderada por The Wire. Não há surpresas neste primeiro lugar porque a produção da HBO, criada por David Simon, é presença regular na zona nobre das listas das melhores séries da história.
Disponível em: HBO Max
2. Mad Men (2007-2015)
O segundo lugar da lista vai para Mad Men, a joia criada pela AMC e produzida por Matthew Weiner, que nos deixou um personagem e uma interpretação para a história: o Don Draper impecavelmente vivido por Jon Hamm
Disponível em: HBO Max
3. Breaking Bad (2008-2013)
A inclusão Breaking Bad na lista, série acostumada a estar entre as melhores do século XXI, também não pode ser considerada uma surpresa. Bryan Cranston e seu retrato sólido de Walter White são os principais culpados por isso.
Disponível em: Netflix
4. Fleabag (2016-2019)
Phoebe Waller-Bridge, que veremos em Indiana Jones 5, é a criadora, produtora e protagonista de Fleabag, uma comédia britânica de 12 episódios, dividida em duas temporadas.
Disponível em: Amazon Prime Video
5. Game of Thrones (2011-2019)
Game of Thrones ocupa o quinto lugar no ranking elaborado pela BBC. Certamente, sua legião de fãs ao redor do mundo pensa que é pouco. Mesmo assim, o que ninguém pode tirar de Game of Thrones é o privilégio de ter sido a série que mais suscitou expectativas na última década e, em geral, no que já vivenciamos neste século.
Disponível em: HBO Max
6. I May Destroy You (2020)
Outra produção da HBO, a plataforma mais representada no top 10 da lista com as melhores séries do século XXI. Michaela Coel é a criadora, roteirista e atriz que interpreta Arabella, a jovem vítima de abuso sexual nesta minissérie britânica, a história é inspirada na vivência real de por Michaela Coel.
Disponível em: HBO Max
7. The Leftovers (2014-2017)
The Leftovers, também da HBO, alcançou a sétima posição do ranking, certamente mais pela primeira temporada do que pelas duas seguintes. Damon Lindelof (Lost) é o criador da série que se baseia no livro de Tom Perrotta e no desaparecimento de 2% da população mundial.
Disponível: HBO Max
8. The Americans (2013-2018)
Keri Russell e Matthew Rhys são o casal espião de The Americans, a produção vencedora do Globo de Ouro de melhor série dramática em 2019 e quatro prêmios Emmy, conquistou a oitava posição do ranking da lista da BBC
Disponível em: Star+
9. The Office (2001-2003)
A série britânica The Office está entre as 10 melhores séries de televisão do século 21, de acordo com a pesquisa da BBC. A ideia de Ricky Gervais e Stephen Merchant é uma das duas únicas comédias (a outra sendo Fleabag) na lista.
Disponível em: HBO Max
10. Succession (desde 2018)
Succession, cuja terceira temporada acaba de estrear na HBO Max, fecha o top 10 das melhores séries do século 21 segundo os critérios dos especialistas consultados pela BBC. Com a ambição que permeia a família Roy, fica claro que os fãs não ficarão felizes com o resultado.
Disponível em: HBO Max