Neste domingo (20), foi ao ar o segundo episódio da nova temporada de The Last of Us. O retorno da série marca o começo da adaptação da Parte II para as telas e já trouxe um easter egg importante do game. Trata-se da participação de Ashley Johnson, que deu vida a Ellie no videogame.

LEIA MAIS: LTA Sul | Veja como foram os jogos de domingo de páscoa

Essa não foi a primeira aparição da atriz na série. Anteriormente, Johnson interpretou a mãe de Ellie, Anna, no último episódio da primeira temporada. A cena de flashback da personagem foi, inclusive, uma das alterações originais da série em relação à trama do jogo. Agora, Ashley Johnson marcou presença novamente na série, mas de forma diferente (e especial). Spoilers abaixo!

A participação ocorre ao fim do episódio, após a sequência chocante entre Abby, Joel e Ellie. Enquanto Jesse e Dina caminham a cavalo de volta para Jackson junto a Ellie, começa a tocar uma certa trilha sonora bem familiar para fãs do game. Trata-se de “Through the Valley”, canção de Shawn James interpretada por Ashley Johnson.

A música foi popularizada por The Last of Us Parte II após ser trilha do trailer de anúncio do jogo, onde Johnson canta sua versão. Não à toa, “Through the Valley” criou um vínculo marcante com a franquia, em especial com Ellie, tornando-se praticamente sua “música tema”.

Por isso, o episódio traz a voz da intérprete original de Ellie embalando um dos momentos mais emotivos da trama. A versão tocada, contudo, não é exatamente a mesma que ouvimos no trailer. Isso porque a atriz regravou partes da canção especialmente para o episódio, e esses trechos foram editados junto ao cover original.

Craig Mazin explica retorno de Ashley Johnson a The Last of Us

O showrunner e criador da adaptação, Craig Mazin, falou sobre o momento em entrevista para a revista EW. Segundo ele, a escolha eleva a carga emocional deste ponto da trama, já que a voz da atriz ajuda a trazer Anna, mãe de Ellie, para a cena de forma simbólica.

“Sempre amei a música e me lembro do que aquele traile fez com meu coração. Temos uma conexão com a Ashley não só porque ela criou a Ellie no jogo, mas porque ela também interpreta a mãe na série. É algo interessante numa cena como esta, quando seu único pai é tirado de você. A canção faz a mãe que Ellie nunca conheceu, aquela que ela nem sabe que existiu, simbolicamente estar lá assistindo”, disse.

Leia mais sobre TLOU